
Por Maria Salas
As férias escolares estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar momentos de lazer, entretenimento e cultura com os amigos e a família. O Sesc Mogi preparou uma programação especial para este último fim de semana de julho, com atividades gratuitas que reúnem diversão, arte, movimento e muita criatividade para crianças e adultos.
Dentre os destaques, estão oficinas lúdicas, espetáculos teatrais, experiências sensoriais e apresentações musicais que ocupam os espaços da unidade neste sábado (26) e neste domingo (27). A Vanguarda separou algumas atividades para você, leitor, escolher o que fazer. Opções são o que não faltam. Confira:
Circo, jogos e criatividade
No sábado (26), das 10h às 12h e das 13h às 16h, a Tenda recebe a atividade Técnicas do Circo, um espaço interativo que convida o público (crianças e adultos) a experimentar malabares, acrobacias e exercícios de equilíbrio. A proposta é estimular o corpo e a mente por meio das linguagens circenses, de forma divertida e acessível para pessoas a partir de 7 anos.

Técnicas do Circo, com o Circo Teatro Palombar / Foto: Dalton Yatabe
Também no sábado (26) e no domingo (27), acontece a atração Jogos do Mundo, que reúne no Galpão (sábado) e no Espaço de Conveniência (domingo) jogos tradicionais de diferentes povos e regiões, como Europa, África, Nova Zelândia, Madagascar e civilizações maias. Das 10h30 às 17h30, o público poderá conhecer e brincar com jogos de equilíbrio, percurso, destreza e estratégia. Para crianças a partir de 5 anos, a atração estimula a socialização, o brincar e o jogar livre.

Jogos do Mundo com a Estação Aprendizarte / Foto: Freepik
Uma das atividades mais aguardadas da programação é a oficina Catapultas VS. Zumbis, conduzida pelo Bu-Go Design, no Espaço de Tecnologias e Artes. A oficina acontece no sábado (26), em dois horários: das 10h às 12h ou das 14h às 16h; e no domingo (27), das 14h às 16h. A atividade é gratuita, e a retirada de senhas ocorre 30 minutos antes de cada sessão.
A proposta une construção manual, imaginação e cooperação em uma divertida missão: proteger as crianças do avanço dos zumbis! Durante a atividade, os participantes (a partir de 6 anos) irão montar suas próprias catapultas com materiais simples para lançar bolinhas de papel e derrubar alvos em forma de zumbis, que também serão construídos com técnicas de encaixe. A oficina termina com um jogo coletivo, em que a cada rodada os zumbis se aproximam mais, e os participantes devem usar suas catapultas para impedir a “invasão”.

Catapultas VS. Zumbis, com Bu-Go Design / Foto: Bugo Design
Leitura e teatro
O Picnic Literário: Deliciosas Descobertas, promovido pela companhia Volta e Meia, também se despede neste fim de semana. A atividade acontece no sábado (26) e domingo (27), das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Alameda. Sem necessidade de retirada de ingressos, o evento convida as famílias a explorarem histórias de maneira lúdica, despertando o prazer pela leitura desde a infância.

Picnic Literário: Deliciosas Descobertas, com Volta e Meia / Foto: Cristiana Rocha
Para quem gosta de teatro, a Cia. Truks apresenta no sábado (26), às 16h, o espetáculo “Serei sereia?”, na Tenda. A peça conta a delicada história da menina Inaê, uma criança cadeirante que, através da imaginação e da narrativa contada por sua mãe, descobre ser uma princesa do fundo do mar. O espetáculo tem 50 minutos de duração e é gratuito.

Serei Sereia?, com a Cia. Truks / Foto: Cia. Truks
Artes, relaxamento e música
Neste sábado (26), ocorre a oficina “Capivara e tatu-canastra são bichos da Mata Atlântica!”, com a dupla de ceramistas do Cerâmicas Baluarte, no Centro de Educação Ambiental da unidade. A atividade, que faz parte do projeto Pra Lá do Meu Quintal, que propõe uma reconexão com a natureza, é gratuita e voltada para todas as idades, com turmas às 10h e às 14h. É necessário retirar a senha 30 minutos antes do início.
Durante os encontros, que têm duração de 120 minutos, os participantes serão convidados a conhecer mais sobre dois importantes representantes da fauna brasileira: a capivara e o tatu-canastra. A proposta vai além da observação artística. Por meio da modelagem em argila, a oficina busca estimular a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas nos habitats desses animais e a importância da conservação da biodiversidade.

Capivara e tatu canastra são bichos da mata atlântica!, com Cerâmicas Baluarte / Foto: Cerâmica Baluarte
No domingo (27), às 10h, a professora Carla Rodrigues conduz uma aula de Hatha Yoga, também na Tenda. Com foco no alinhamento corporal e na consciência do corpo e da mente, a prática é voltada ao público adulto. As senhas devem ser retiradas com 60 minutos de antecedência.

Hatha Yoga, com Carla Rodrigues / Foto: Carla Rodrigues
O músico Adriano Salhab e o grupo Forró Xique-Xique fecham o domingo com muita animação, às 16h. Eles apresentam o show “A Rabeca Secreta”, com composições autorais e clássicos de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. O show, gratuito e livre para todos os públicos, promete colocar todo mundo para dançar ao som contagiante do forró pé-de-serra.

Adriano Salhab & Forró Xique-Xique / Foto: Jennifer Glass














