quarta, 24 de junho de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Projeto “Renda Verde” em Suzano transforma reciclagem em créditos para alimentação

Suzano passou a contar com uma nova iniciativa que alia sustentabilidade, geração de renda e valorização da reciclagem. Lançado em maio pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Suzano (Univence), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto “Renda Verde” cria uma espécie de “moeda ambiental”, que permite aos moradores e associações trocarem garrafas PET e latas de alumínio por créditos em vale-alimentação e refeição, que podem ser utilizados em estabelecimentos comerciais da cidade.

A proposta tem como objetivo ampliar a destinação correta de materiais recicláveis, fortalecer a atuação dos catadores e oferecer uma alternativa de complemento de renda para a população. Apenas no primeiro mês de funcionamento, o projeto já contabilizou cerca de cem cadastros.

Pela iniciativa, cada quilo de garrafas PET – equivalente a aproximadamente 20 unidades – gera R$ 1 em crédito. Já as latas de alumínio possuem valor maior de conversão: cada quilo, cerca de 80 unidades, corresponde a R$ 8 em créditos.

Para participar, os interessados devem realizar gratuitamente a inscrição em um dos pontos de coleta parceiros, como igrejas e associações. Após o cadastro, os materiais recicláveis podem ser entregues semanalmente, conforme os dias e horários definidos em cada local.

A equipe da Univence é responsável pela pesagem dos materiais e pelo registro dos créditos. Mensalmente, o valor acumulado é disponibilizado em cartão para utilização no comércio local, por meio de vale-alimentação ou refeição.

O projeto surge como uma solução inovadora que une educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Como exemplo, um participante que reúna semanalmente cerca de dez quilos de garrafas PET e dois quilos de latas de alumínio pode acumular R$ 26 em créditos por semana, totalizando R$ 104 ao final de um mês.

Para a presidente da Univence, Ingrid Brum, o projeto fortalece a reciclagem como instrumento de transformação social e ambiental. “O ‘Renda Verde’ foi criado para aproximar ainda mais a população da reciclagem, mostrando que os resíduos recicláveis possuem valor econômico e ambiental. Com o apoio dos parceiros e da Prefeitura de Suzano, conseguimos ampliar o alcance da iniciativa, reduzir o descarte irregular e valorizar o trabalho dos catadores, que desempenham papel fundamental na construção de uma cidade mais sustentável”, destacou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que a ação está alinhada às políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à educação ambiental e à geração de oportunidades para a população. Para o chefe da pasta, André Chiang, a iniciativa demonstra, na prática, como a sustentabilidade pode gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos. “A ‘moeda ambiental’ mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes resultados. Ao separar corretamente os materiais recicláveis, o morador contribui para a preservação do meio ambiente, fortalece o trabalho desenvolvido pela cooperativa e ainda recebe um retorno que pode auxiliar no orçamento familiar. É uma ação que une consciência ambiental, cidadania, inclusão social e valorização da economia local”, afirmou.

 

 

Publicado em: 24 de junho de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anúncio 636 x 167 - Posição 2 - UMC

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

Economia

Horóscopo