sexta, 26 de junho de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Lethicia Galo

Fotografia, memória e afeto: Lethicia Galo expõe no Yayah, em Mogi, a partir desta sexta-feira (26)

Por Maria Salas

A fotógrafa, diretora de fotografia, produtora audiovisual e produtora cultural Lethicia Galo abre nesta sexta-feira (26), a partir das 18 horas, sua exposição no Yayah, novo espaço dedicado à arte, à música e à convivência cultural, localizado na Rua José Bonifácio, 338, no Centro de Mogi das Cruzes. A abertura também contará com show de Lívia Barros e Juliana Rodrigues, às 20 horas. A visitação segue durante um mês, sempre às segundas e terças-feiras, das 10 às 17h30, e de quarta a sábado, das 10 horas à meia-noite.

A mostra apresenta um recorte da produção artística desenvolvida por Lethicia ao longo de mais de duas décadas de carreira, reunindo trabalhos que abordam temas como memória, identidade, pertencimento, corpo, violência de gênero e diversidade. Um dos destaques é o projeto “Retratos de um Encontro Queer: Cartas entre Brasil e Eslovênia”, que traz fotografias acompanhadas por trechos de cartas trocadas entre pessoas LGBTQIAPN+ dos dois países.

Além das imagens, o público poderá conhecer parte da trajetória da artista no audiovisual e ainda participar da proposta deixando cartas que passarão a integrar simbolicamente a experiência da exposição.

Confira a entrevista com Lethicia Galo:

 

Lethicia Galo

Vanguarda Alto Tietê: O que o público poderá conferir na exposição?
Lethicia Galo: Será um recorte dos meus trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, que abordam temas como memória, identidade, corpo, violência de gênero e pertencimento. A mostra reúne as séries A Dor de Ser Mulher (2016), Catarse (iniciada em 2018 e revisitada em 2026), Fuga Latente (2020) e Retratos de um Encontro Queer (2025).
Além das fotografias, apresentarei parte da minha trajetória no audiovisual, com informações sobre os filmes Reexisto, do qual fui diretora ao lado do cienasta mogiano Rodrigo Campos; Serráqueos, em que assinei a direção de fotografia; e Bonita, também com direção de fotografia. A ideia é compartilhar com o público diferentes linguagens que fazem parte da minha produção artística.
A exposição contará ainda com um espaço onde os visitantes poderão escrever e deixar cartas, criando uma continuidade do diálogo proposto por alguns dos trabalhos expostos.

Como nasceu o projeto de troca de cartas entre Brasil e Eslovênia?
O projeto Retratos de um Encontro Queer: Cartas entre Brasil e Eslovênia surgiu a partir de uma ideia da Bianca Rêgo, artista mogiana e nômade digital. Durante um período em que viveu na Eslovênia e trabalhou em uma organização LGBTQIAPN+, ela percebeu a possibilidade de criar uma troca de cartas entre pessoas LGBTQIAPN+ dos dois países.
Ao longo do projeto, participantes do Brasil e da Eslovênia compartilharam cartas contando suas histórias, experiências, memórias, afetos e reflexões sobre identidade, família e pertencimento. O que mais me chamou a atenção foi perceber que, apesar da distância geográfica e das diferenças culturais, muitas vivências eram parecidas, especialmente em relação à busca por acolhimento, amor e liberdade para existir.

A exposição será apenas na abertura ou ficará em cartaz? O que mais o público encontrará?
A abertura acontece no dia 26 de junho, mas a exposição permanece em cartaz durante um mês. Ao todo, serão apresentadas dezenas de fotografias, além de trechos das cartas trocadas no projeto Retratos de um Encontro Queer, relatos dos participantes e materiais relacionados aos trabalhos audiovisuais apresentados.
A ideia é que o público possa refletir sobre memória, resistência, afeto e sobre tudo aquilo que permanece, mesmo diante das tentativas de silenciamento e apagamento.

Trajetória
Com mais de 20 anos de atuação nas áreas de fotografia, audiovisual e artes visuais, Lethicia Cardoso Galo é bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e iniciou sua carreira profissional aos 16 anos.

Seu trabalho transita entre a fotografia documental, o cinema, os registros culturais e as artes visuais. Entre seus principais projetos estão o filme Reexisto (2020), premiado internacionalmente e em que assina a direção ao lado do cineasta mogiano Rodrigo Campos, e Bonita (2021), exibido em mais de 40 festivais ao redor do mundo. Também assina a direção de fotografia de produções como Serráqueos, A Arte de Encarar o Medo, Elas São Eroticka e Homem de Areia.

Sua produção artística já foi apresentada em festivais e mostras no Brasil e em países como Portugal, Itália, Índia, Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Além da carreira artística, desenvolve oficinas, ações formativas e projetos de democratização do acesso à fotografia e ao audiovisual, especialmente voltados para jovens, mulheres, comunidades periféricas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serviço
Exposição de Lethicia Galo
Abertura: Sexta-feira (26), às 18 horas
Show: Lívia Barros e Juliana Rodrigues, às 20 horas
Local: Yayah – Rua José Bonifácio, 338, Centro, Mogi das Cruzes
Visitação: Durante um mês
Horários: Segunda e terça-feira, das 10h às 17h30; quarta a sábado, das 10h à meia-noite.

Publicado em: 26 de junho de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anúncio 636 x 167 - Posição 2 - UMC

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

Economia

Horóscopo