terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Volta às aulas: o papel dos pais divorciados no progresso pedagógico e emocional do filho

Com o início de mais um ano letivo, pais divorciados se deparam com o desafio de compartilhar responsabilidades e direitos, visando assegurar o pleno desenvolvimento escolar dos filhos.

O advogado Sylvio Alkimin ressalta que a cooperação entre os pais, independentemente do formato familiar, é fundamental para o progresso pedagógico, social e emocional das crianças.

“Os pais não apenas possuem o direito de participar ativamente das decisões que envolvem a educação, a saúde e a rotina dos filhos, como também têm o dever jurídico e moral de assegurar sua presença no cotidiano escolar, contribuindo para o pleno desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões”, afirma Alkimin.

O direito à convivência familiar e comunitária, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), implica que aos genitores envolvimento ativo na vida da criança, através da participação em reuniões escolares, comunicação com a escola e acompanhamento do desenvolvimento educacional, respeitando o melhor interesse da criança.

“Mesmo que um dos pais não detenha a guarda, ele tem o direito de participar ativamente da vida acadêmica dos filhos, conforme prevê o princípio da corresponsabilidade parental garantido pelo Código Civil”, alerta o advogado.

As escolas, por sua vez, são obrigadas a fornecer informações e permitir a participação de ambos em reuniões, eventos escolares e decisões que impactem o desenvolvimento educacional da criança.

“A única exceção ocorre quando há medida protetiva judicial, situação que requer suporte jurídico para assegurar o cumprimento da lei e a proteção do melhor interesse da criança”, ressalta Alkimin.

Ainda de acordo com ele, a participação ativa dos pais é mais do que uma questão de direito: “é uma demonstração de compromisso com o futuro e a felicidade dos filhos, já que quando os pais trabalham juntos, mesmo quando separados, oferecem um exemplo valioso de cooperação e respeito mútuo, que contribui para o bem-estar emocional e acadêmico de seus filhos”.

 

Sylvio Alkimin é advogado / Foto: Divulgação

Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo