
Por Sabrina Pacca
A reportagem da Vanguarda Alto Tietê apurou que a Vigilância Sanitária teria interditado, nesta quinta-feira (08), o centro cirúrgico do Hospital Santa Maria, em Suzano. O problema estaria no sistema de ar condicionado. O local estava usando, há tempos, aparelhos portáteis e tubulações sanfonadas internas, o que é proibido pela legislação porque há riscos graves de contaminação devido à poeira que pode ser acumulada nesses dutos.
Em centro cirúrgico, a vigilância sanitária para ar condicionado é crucial para garantir a segurança dos pacientes e profissionais. As normas mais importantes incluem a ABNT NBR 7256:2021, que estabelece requisitos para instalações de tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, e a RDC nº 15/2012, que trata do processamento de produtos para saúde.
De acordo com as normas sanitárias, o sistema de ar condicionado em hospitais precisa ser central, com as tubulações externas ou embutidas em forros, telhados. No caso do centro cirúrgico do Santa Maria, a tubulação estava exposta, nos corredores, ligadas a aparelhos portáteis, conforme a foto que a nossa reportagem recebeu de fontes internas do hospitais. Profissionais que trabalham na unidade afirmam que essa situação ocorre faz muito tempo e que a própria Vigilância Sanitária já havia notificado o hospital, por diversas vezes, para que consertassem o problema.
Em nota, o Hospital Santa Maria informou que estão sendo feitas manutenções no ar-condicionado do Centro Cirúrgico com a devida ciência das autoridades de saúde. ´Os pacientes que tinham procedimentos eletivos (agendados) foram avisados da situação, que deve ser normalizada, no máximo, no início da próxima semana. Novas datas serão marcadas o mais breve possível. Não foram registrados casos de urgência, que terão tratamento especial em ala anexa com todo o aparato necessário para garantir a eficiência e segurança das intervenções`.
Também ressaltou que ´foi disponibilizada uma ala anexa para pacientes em casos de urgência e emergência. Procedimentos eletivos foram cancelados com a devida comunicação aos pacientes e serão remarcados o mais rápido possível`.
Já a Prefeitura de Suzano encaminhou a seguinte nota: ´O Hospital Santa Maria foi vistoriado pela equipe de Vigilância Sanitária na última quinta-feira (08/05). Na ocasião, foi solicitada exclusivamente a adequação da Sala Cirúrgica. Em poucas horas, a instituição promoveu os devidos ajustes e passou por nova avaliação, retomando a atividade do espaço`.
Atualização
Depois que esta reportagem foi publicada, a assessoria de imprensa do Hospital Santa Maria informou que ´o Centro Cirúrgico já foi liberado`, que ´Houve uma previsão inicial antecipada` e que ´já está tudo normalizado`.