
O Legislativo de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB), que trata da implantação de clínicas odontológicas de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
De acordo com a justificativa apresentada, a proposta tem como objetivo atender uma demanda existente na cidade, ampliando o acesso ao atendimento odontológico em situações de urgência. O texto prevê a instalação de clínicas odontológicas vinculadas às unidades de pronto atendimento.
Conforme o projeto aprovado, o atendimento odontológico funcionará, em horário comercial, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo, das 7h30 às 18h, de segunda a sábado. Já na UPA do Jardim Rodeio, o funcionamento será ampliado, com atendimento das 7h30 às 22h, de segunda a segunda.
A proposta também autoriza o Poder Executivo a regulamentar a lei e a firmar convênios para viabilizar a execução do serviço. As despesas decorrentes da implementação deverão correr por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário.
A proposta, que foi aprovada por unaimidade pela Câmara, ainda depende do aval da prefeita Mara Bertaiolli (PL) para se tornar realidade no Município.
Fila
No inicio de novembro, a Prefeitura de Mogi informou que, pela primeira vez, a Cidade zerou a fila de pacientes que aguardavam pela primeira consulta odontológica. Segundo a gestão, esse é as ações do programa Pró-Odonto, já implantado na Cidade.
Os atendimemtos começaram a ser agilizados em agosto, quando a Secretaria Municipal de Saúde identificou seis aparelhos de Raio X odontológico que estavam sem uso, guardados em depósitos desde a gestão anterior. A partir dessa descoberta, a administração municipal decidiu ampliar os serviços e oferecer os exames em mais seis unidades da rede básica, sem gerar custo adicional aos cofres públicos.














