terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
A decisão judicial invalida centenas de cargos comissionados criados pela reforma administrativa do Município. (Foto: Divulgação PMMC) 

Tribunal de Justiça derruba cargos comissionados da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Silvia Chimello

Como já era previsto, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei Complementar nº 174/2023, implementada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A decisão invalida centenas de cargos comissionados criados pela reforma administrativa do município.  Como o acórdão não foi publicado, ainda não é possível dizer que foram extintos os 317 cargos criados, ou apenas uma parte deles. Isso deve acontecer na próxima semana.

A legislação, sancionada em janeiro de 2023, criou 317 cargos comissionados e novas secretarias, como as de Transparência e Comunicação, além de Planejamento e Gestão Estratégica. Entre os cargos extintos, estão 223 de “Chefe de Divisão”, 11 de “Coordenador” e 83 de “Diretor de Departamento”.

A Procuradoria Geral do Estado argumentou que muitos desses cargos foram destinados a funções técnicas e operacionais, que deveriam ser preenchidas por servidores concursados, contrariando a Constituição Estadual. A falta de descrição clara de atribuições e a baixa proporção de servidores efetivos nos cargos comissionados — apenas 15% — também foram pontos decisivos para a decisão do TJ-SP.

A decisão segue o precedente recente envolvendo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, onde o TJ-SP declarou inconstitucionais 243 cargos comissionados criados em uma reforma similar. A representação contra a prefeitura de Mogi foi feita pelo cidadão Francisco Demilson

Agora, caberá à prefeita eleita, Mara Bertaiolli (PL), que está em processo de transição de governo, decidir se recorrerá ou adotará outras medidas para reestruturar a administração municipal após a extinção dos cargos.

Publicado em: 11 de dezembro de 2024

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo