terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Um dos locais de trânsito intensi é a Avenida Narciso Yague Guimaraes (Foto: Jonny Ueda)

Trânsito em Mogi das Cruzes se agrava com frota que já passa de 296 mil veículos

Por Silvia Chimello

Mogi das Cruzes enfrenta um dos momentos mais críticos no trânsito urbano. A Cidade tem registrado congestionamentos não apenas nos horários de pico, mas ao longo de praticamente todo o dia.

Moradores e motoristas reclamam com frequência da lentidão enfrentada em diversos pontos do município, como a rotatória Kazuo Kimura (Habib’s), no Nova Mogilar, a região de César de Souza, do Largo 1º de Setembro, Socorro, Alto Ipiranga, Alto do Santana, Mogi Moderno, rua Ipiranga e avenida Francisco Ferreira Lopes e muitos outros pontos críticos.

O trânsito tende a piorar ainda às sextas-feiras, no fim da tarde e começo da noite, quando a circulação de veículos se intensifica. Esse cenário tornou-se um dos principais desafios da atual gestão municipal, que admite a complexidade da situação e trabalha em soluções de curto, médio e longo prazo.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram que a frota de veículos em Mogi das Cruzes chegou a 296.738 unidades até abril de 2025. Em dezembro de 2024, o número era de 295.027, e no mesmo mês de 2023, o total de veículos era de 285.644. Isso representa um crescimento de mais de 11 mil veículos em apenas 16 meses. Com uma população estimada em 449.955 habitantes, segundo dados do IBGE de 2022, o município tem hoje, em média, um veículo para cada 1,5 morador, o que reflete diretamente no colapso do sistema viário e no esgotamento da malha urbana.

Diante do agravamento do problema, a Prefeitura afirma que não se pode pensar em soluções isoladas quando o assunto é mobilidade urbana. Por isso, a atual administração esclarece que realizando estudos técnicos em toda a região central expandida da Cidade, com o objetivo de conciliar projetos integrados para melhorar o transporte coletivo, o sistema ferroviário, a circulação de pedestres e o fluxo de veículos. A Prefeitura também informou que, desde janeiro, as obras da rotatória Kazuo Kimura estão suspensas para reavaliação do projeto, em razão de uma reestruturação mais ampla que está em andamento.

Entre os desdobramentos recentes, a gestão cita ainda a concessão da Linha 11-Coral da CPTM à iniciativa privada, o que deve permitir, segundo o governo estadual, a reforma das estações Jundiapeba, Braz Cubas e Estudantes, além da construção da nova estação em César de Souza e implantação de viadutos em pontos estratégicos.

Outra frente em andamento, como destaca a Prefeitura, é a retomada das obras do Corredor Nordeste, que avançam após a resolução de pendências administrativas. Também foi anunciado o início do Projeto Integra Mogi, que inclui a duplicação da avenida Pedro Romero, em parceria com o setor privado e sem custos para o município. Essa obra é parte de um novo modelo de contrapartida viária exigido de empreendimentos imobiliários.

Simultaneamente, a Prefeitura desenvolve um estudo de mobilidade para o centro da Cidade, que sofre com um trânsito cada vez mais estrangulado, agravado pelo crescimento desordenado nos últimos anos. O estudo prevê mudanças no sistema viário, o fim das passagens em nível entre as estações da CPTM e a integração com o projeto da nova estação ferroviária de César de Souza. Segundo a administração municipal, todas essas ações estão interligadas e fazem parte de um plano de mobilidade urbana que será apresentado em breve.

As equipes técnicas de várias secretarias estão envolvidas no planejamento. A proposta é buscar soluções que beneficiem toda a Cidade, e não apenas pontos isolados. A Prefeitura afirma que “a melhoria da mobilidade urbana passa por um trabalho coordenado, com visão de futuro e integração entre as diferentes obras e investimentos que estão sendo realizados”.

 

 

Publicado em: 28 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo