
O Mogi Basquete Sub-17 escreveu um capítulo histórico neste sábado (26) ao conquistar, de forma invicta, o título da Copa Sul-Americana de Basquete 2025. Em uma final emocionante e disputada ponto a ponto, a equipe venceu o Olympico Club, de Minas Gerais, por 55 a 47, e levantou a taça da competição mais importante das categorias de base do continente.
A campanha perfeita contou com oito vitórias em oito jogos, e foi realizada entre os dias 16 e 28 de julho, na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). O torneio reuniu cerca de 80 equipes nas categorias sub-12 a sub-17, com a participação de atletas de diversas regiões do Brasil e países como Chile, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.
Sob o comando do técnico Thiago Fernandes Padin, o time mogiano demonstrou regularidade, talento e espírito coletivo. Ao longo do torneio, superou adversários tradicionais como Iate Clube Pajussara (Maceió), Olympico Club (MG), Cerrado Basquete (Brasília), São Vicente Atlético Clube (SP), Itaipu Basquete Clube (RJ) e K Esportes (RJ).
Além dos resultados expressivos em quadra, a equipe se destacou pelo comportamento exemplar, respeito aos adversários e uma energia contagiante que cativou os torcedores presentes nos ginásios. “Foi uma conquista construída com muito esforço, dedicação e união. Esses meninos mostraram não só habilidade, mas caráter e maturidade”, destacou o técnico Thiago.
O título também é fruto de um trabalho consistente de formação de base, apoiado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, comandada por Fred Abib, com Guilherme Filipin, ex-atleta da modalidade, como secretário adjunto.
Organizada pela Liga Paulista de Basketball, em parceria com a CONSUBASQUET e a FIBA Américas, a Copa Sul-Americana é uma das principais vitrines para jovens talentos do basquete.














