Não faz nem um mês que o Parque Airton Nogueira, localizado no Rodeio, foi inaugurado pela Prefeitura Municipal a um custo de R$ 10,8 milhões. Terminado às pressas, feito com material de péssima qualidade e acabamento sem critérios, o espaço, em pouco tempo de uso, já apresenta problemas. Rachaduras no piso, desgaste da tinta das quadras e pista de ciclismo e corrida, lixeiras quebradas e pouca iluminação nas áreas para pets e ciclismo BMX são alguns deles.
A reportagem da Vanguarda foi conferir de perto as reclamações dos usuários. Logo na chegada, a pista de corrida e bicicleta, pintada de vermelho, já está muito desgastada. ´Parece que pintaram com tinta guache`, comentou um usuário que optou por não se identificar. Também há rachaduras no piso de concreto.
Mais à frente, o que chama a atenção é a falta de iluminação na área que serve como circuito de ciclismo BMX. Não há uma lâmpada sequer nesses locais. Não fosse a iluminação das quadras ao redor, não se via um buraco ou uma rampa de terra. A sensação de insegurança, à noite, é grande. Nesta quarta-feira (9), por volta das 18h30, por exemplo, não havia nem cinco usuários no local e muito menos um guarda municipal, um funcionário de limpeza, ninguém. O parque, ao contrário dos demais, fica aberto até às 22 horas e, para tal, deveria ter assistência ao usuário.
As quadras, especialmente as de basquete, já estão bem desgastadas, com a pintura descascando. Uma delas apresenta um problema estrutural grave, com uma rachadura que vai de ponta a ponta do espaço. O mesmo acontece nos espaços de convivência. O piso está todo rachado. Entre os sanitários masculino e feminino, uma parede apresenta uma rachadura em sua base. Algumas lixeiras já foram quebradas, mas não propositadamente pelos usuários, e, sim, graças à péssima qualidade dos materiais usados.
Investimento
De acordo com a Prefeitura de Mogi, o equipamento, localizado na Avenida Antônio de Almeida, s/nº, teve um expressivo investimento de R$ 10,8 milhões, provenientes de recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Ele foi inaugurado durante a campanha eleitoral. Com 139.478,04 metros quadrados, o parque conta com campo de futebol, quadras de areia, duas quadras poliesportivas, três quadras de tênis, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, pista de caminhada, ciclovia, sanitários e vestiários.
Contraditório
A reportagem da Vanguarda procurou a Prefeitura de Mogi, por meio da coordenadoria de Comunicação, para saber que providências serão tomadas, mas não houve resposta até o fechamento da matéria.