terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos e vídeos: Divulgação

Tentativas de invasão a casas da rua João Augusto de Moraes geram medo no Parque Santana, em Mogi

Por Maria Salas

Moradores dos bairros Parque Santana e Alto Ipiranga, em Mogi das Cruzes, vivem dias de apreensão diante da atuação recorrente de um grupo de jovens que tem circulado pelas ruas durante a madrugada, promovendo tentativas de invasão e causando prejuízos materiais. A situação mais crítica tem sido registrada na Rua João Augusto de Moraes, no Parque Santana. A rua é sem saída e termina às margens de um córrego por onde passa o rio Tietê, que faz a ligação entre o Mogi Moderno, pela avenida Pedro Machado, e o bairro em questão. Além disso, esse trecho do rio serve como passagem de acesso ao Parque da Cidade, localizado nas proximidades e vizinho direto dessa via.

De acordo com o que apurou a reportagem da Vanguarda com os moradores, e que se comprovam por meio dos vídeos enviados por eles, o grupo é formado por cerca de seis a oito pessoas que agem em bando, sempre durante a madrugada. Na noite de domingo (17) para segunda-feira (18), por volta das 2h40, os suspeitos arrombaram o portão de uma residência com a intenção de furtar uma motocicleta. Apesar da tentativa, o crime não foi consumado. A Polícia Militar foi acionada pelo 190 e compareceu ao local, mas os suspeitos já haviam fugido.

Mesmo com a presença eventual de um guarda circulando de motocicleta e com a maioria das residências contando com câmeras de monitoramento, os moradores afirmam que isso não tem sido suficiente para intimidar o grupo, que utiliza capuzes e máscaras para dificultar a identificação.

Na madrugada seguinte, os suspeitos voltaram a agir. Segundo os moradores, o grupo acessa a rua por meio de um córrego localizado no final da via, que dá passagem tanto para a rua quanto para os fundos do Parque da Cidade. Esse acesso tem facilitado a entrada e a fuga deles. Em uma das residências, dois portões de ferro foram arrombados (conforme mostram as fotos abaixo), o que gerou prejuízo ao morador e aumentou ainda mais a sensação de insegurança. “Eles chegam assim, em bando, permanecem observando as casas e analisam a movimentação antes de agir. A maioria das casas têm câmeras de segurança, mas isso não basta. Eu tive de colocar a minha moto em outro lugar, pra não ficar na vista deles. Uma das vezes, abriram o portão, já danificadio, mas eu ouvi e sai a tempo. Eles fugiram”, diz o morador da residência que teve o portão danificado, e prefeiru não se identificar.

Ele conta que os moradores possuem um grupo de WhatsApp, denominado Vizinhos, para monitorar movimentações suspeitas e alertar uns aos outros. Aliás, esse mesmo morador ressalta que esta é a primeira vez que enfrentam uma situação desse tipo, com indivíduos circulando em bando pela via de forma recorrente.

Os moradores pedem providências urgentes das autoridades, como o reforço do policiamento noturno, com rondas, e a instalação de barreiras físicas ou intervenções urbanas que impeçam o acesso pelo córrego, apontado como rota de entrada dos suspeitos. Por meio de nota, a Prefeitura de Mogi destaca que: “Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria irá ao local para vistoriar a iluminação pública e verificar a possibilidade de atender ao pedido com relação à colocação de grades.”.

Para os moradores, medidas preventivas são fundamentais para evitar que as tentativas de invasão evoluam para algo mais grave.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Mogi com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado que responderam por meio de nota. Leia na íntegra a seguir:

 

Residência que teve o portão danificado

Resposta da Prefeitura de Mogi

“A Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes informa que a segurança pública é um dever constitucional do Governo do Estado e a Guarda Civil Municipal tem auxiliado as Polícias Civil e Militar neste trabalho.

Com o objetivo de ampliar a sensação de segurança no município, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem investindo em inteligência e efetivo, aumentando a capacidade operacional da GCM em quase 30%, com a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), além do Smart Mogi, o maior programa de monitoramento do Alto Tietê, que até o fim de janeiro terá 730 câmeras, com integração com o Muralha Paulista, incluindo equipamentos de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. No Parque da Cidade, inclusive, há câmeras do Smart.
Os investimentos resultaram em queda dos índices de criminalidade por quatro meses consecutivos na cidade, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (veja abaixo link com o release sobre o assunto).
O Parque Santana é contemplado com esses investimentos e as informações passadas pelos moradores são importantes para a realização do planejamento operacional e para auxiliar na intensificação do policiamento na região, em apoio às forças de segurança do Estado.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria irá ao local para vistoriar a iluminação pública e verificar a possibilidade de atender ao pedido com relação à colocação de grades.”.

Área que serve de acesso ao grupo que tem percorrido a via nos últimos dias

Resposta da SSP

“A SSP reafirma seu compromisso no combate à criminalidade em Mogi das Cruzes. As estatísticas criminais são permanentemente analisadas para orientar o policiamento nas ruas e investigações em todo o estado. A Polícia Militar tem intensificado o patrulhamento nas áreas com maior incidência criminal, enquanto a Polícia Civil realiza operações específicas visando identificar receptadores e desarticular a cadeia ilícita que alimenta os crimes patrimoniais. Os roubos e furtos apresentaram queda de 17,1% e 3,4%, respectivamente, durante os primeiros onze meses de 2025. Além disso, 1.720 infratores foram presos ou apreendidos (um aumento de 7,6%) e 89 armas de fogo foram retiradas das ruas (um crescimento de 25,4%).

A Polícia Civil está à disposição das vítimas para registrar as ocorrências em qualquer unidade policial, ou de forma online, por meio da Delegacia Eletrônica.”

Publicado em: 23 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo