
Por Sabrina Pacca
Um vídeo gravado por um morador de Mogi das Cruzes e encaminhado ao Jornal de Jundiapeba, que nos concedeu as imagens, mostra o momento em que um casal de motociclistas idosos foi vítima de uma tentativa de assalto na Avenida Comendador Fumio Horii, mais conhecida como Avenida das Orquídeas. O crime ocorreu na tarde desta quarta-feira e envolveu quatro suspeitos armados com pedaços de madeira.
Segundo o autor das imagens, identificado apenas como Duarte (pode ser que seja policial, pelo que fala), ele seguia para o trabalho quando presenciou a ação. “Eles estavam escondidos, deram uma paulada no capacete e no corpo do casal. Os dois caíram da moto”, relatou.
O morador disse ainda que efetuou dois disparos de arma de fogo para o alto, o que fez com que os criminosos fugissem em direção ao distrito de Jundiapeba. “Foi Deus. Eles iam roubar a moto, mas saíram correndo”, afirmou.
Nas imagens, é possível ver as marcas da agressão no capacete do motociclista, causadas pelo golpe com um pedaço de madeira. Apesar do susto, o casal não sofreu ferimentos muito graves, mas o homem ficou machucado no joelho e na mão.
A Vanguarda procurou ouvir a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, responsável pela atuação da Polícia Militar e Civil, mas até o fechamento da matéria não houve retorno. Já a Prefeitura de Mogi informou que ´é fundamental lembrar que a segurança pública é uma atribuição primária do Governo do Estado (Polícias Civil e Militar)`.
No entanto, a Administração destaca que atua em parceria com o Governo do Estado por meio da Guarda Civil Municipal, com operações conjuntas e ações de monitoramento preventivas e de repressão. ´As ações da gestão municipal no atendimento da segurança pública incluem investimentos em tecnologia, pessoal, inteligência e equipamentos. A exemplo disso, a atual gestão reativou a base 24h da GCM no Centro da cidade e trabalha na revitalização de toda a região`.















