
Por Júlia Barreira – Especial para a Vanguarda
O projeto da escolinha do Inter Mogi Futsal, sediado no Parque Airton Nogueira, no bairro do Rodeio, em Mogi das Cruzes, já começa a mostrar resultados concretos na formação de jovens atletas. O primeiro talento revelado é Arthur Ribeiro, de 11 anos, que iniciou sua trajetória no projeto social e agora passa a integrar o time de base do clube.
Além de Arthur, outros três atletas, fruto da escolinha do Inter Mogi, já fazem parte do time de base e participam de treinamentos, mas ainda não estrearam. Eles estão sendo preparados para o próximo ano. Até o momento, apenas Arthur integra o time de alto rendimento.
A escolinha nasceu de uma parceria entre o Inter Mogi e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e foi iniciada em maio deste ano, com a proposta de oferecer, gratuitamente, treinamento técnico e vivência esportiva para crianças e adolescentes da Cidade, além de visar a inclusão, disciplina, formação humana e identificar novos talentos.
O coordenador do projeto Paulo Henrique de Oliveira ressalta que o projeto vai além das quadras, destacando o caráter inclusivo e de desenvolvimento pessoal que permeia toda a organização. O jovem atleta, por sua vez, não esconde a satisfação de ingressar no time de base: “Quero agradecer pela oportunidade. Estou vivendo um momento muito feliz, é a realização de um sonho.”.
Paulo Henrique frisa, ainda, que a cooperação institucional é decisiva para ampliar o acesso ao esporte no Município: “Na minha visão, é de extrema importância essa parceria da Prefeitura de Mogi e da Secretaria de Esportes com o Inter. Essa união possibilita oferecer oportunidades a todos, sem exceções, para participar dos treinamentos e vivenciar um pouco da rotina dos nossos atletas já federados.”. E ele revela que vem mais novidades por aí. “Em breve, serão abertas novas inscrições para o núcleo Airton Nogueira. Além disso, haverá a implantação das clínicas de futsal nas escolas, em parceria com a Secretaria da Educação, e está prevista também a abertura de um novo núcleo em Jundiapeba”, adianta.
Além de Arthur, há outros três atletas que já estão no time de base, fazendo treinamento, mas ainda não estrearam. estão sendo preparados para o ano que vem, quando completam 12 anos. Só o Arthur está no time de alto rendimento.


















