terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano realiza 1ª Conferência da Igualdade Racial com participação expressiva e eleição de delegados

Suzano deu um passo histórico rumo à promoção da equidade racial no último sábado (17) com a realização da 1ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial. O evento, que ocorreu na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro, reuniu 142 inscritos entre membros da sociedade civil, representantes do Poder Público e militantes da Promoção da Igualdade Racial.

Realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência teve como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” e se consolidou como um marco no debate público sobre enfrentamento ao racismo estrutural no município.

O evento contou com a presença do prefeito Pedro Ishi e dos secretários municipais Geraldo Garippo (Desenvolvimento Social), Alex Santos (Governo), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Francisco Balbino (Segurança Cidadã).

Um dos momentos mais aguardados foi a eleição dos delegados que representarão Suzano nas etapas regionais e estaduais. Pela sociedade civil, foram eleitos como titulares Vanessa Fernandes, Lucas Henrique do Nascimento Santos, Alisson Brum e Maurício Gomes Pereira. Como suplentes, foram escolhidos Andreia Cruz Dias, Débora Cristina Pires de Matos, Débora Cristina Nunes, Bruno Dias, Vivian Gonçalves, Ines da Silveira e Lecyr Aparecida Pereira Nascimento. Já pelo Poder Público, foram eleitos Dayane Indiara Silva e Silva (titular) e Railson Ferreira (suplente).

A programação foi cuidadosamente planejada para promover o diálogo, a escuta e a construção coletiva de propostas. Logo no início, os participantes foram recepcionados com café da manhã e credenciamento; na sequência, a abertura cultural ficou por conta do grupo da Academia Baraúna. Em seguida, foi executado o Hino de Suzano, marcando o início da conferência, seguido das falas das autoridades e a abertura oficial, realizada pelo prefeito Pedro Ishi e pela presidente do Compir, Vanessa Fernandes.

Durante a manhã, após a leitura e aprovação do regimento interno, os participantes assistiram à palestra da advogada Alcione Santos, ativista negra e referência no debate sobre justiça racial no Brasil. A convidada trouxe à tona reflexões profundas sobre os efeitos do racismo histórico e os caminhos para uma reparação efetiva, com foco em ações que podem ser desenvolvidas nas esferas municipal, estadual e federal. A palestra foi considerada um dos pontos altos do evento, por sua abordagem crítica, inspiradora e provocativa.

Na sequência, os participantes foram distribuídos em seis grupos temáticos para discussão dos eixos centrais da conferência: “Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro”; “Mulheres Negras”; “Povos Indígenas, Ciganos e Quilombolas”; “Juventude Negra”; “População Negra LGBTQIA+”; e “Educação”. Cada sala foi conduzida por mediadores convidados, com relatoria dos conselheiros do Compir, e ofereceu espaço para que diferentes vozes pudessem ser ouvidas, refletindo a diversidade dos sujeitos impactados pelas políticas de igualdade racial.

A estrutura também contou com uma sala lúdica para as crianças, garantindo que mães, pais e responsáveis pudessem participar ativamente dos debates. Após o almoço, a plenária geral apresentou as propostas discutidas nas salas temáticas, que foram deliberadas coletivamente. Esse momento reforçou o caráter participativo da conferência, valorizando a contribuição de cada inscrito na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas. O evento foi encerrado com a apresentação de dança urbana pelo grupo Kolping Kids, que encantou o público presente.

A presidente do Compir destacou a importância do evento para Suzano. “Estamos vivendo um momento de grande relevância para o futuro da nossa cidade. A construção coletiva da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial representa muito mais do que um evento — é a materialização do compromisso com a justiça, com a escuta ativa e com a valorização da diversidade humana que constitui a nossa sociedade. Acreditamos que políticas públicas eficazes só nascem quando são construídas a muitas mãos, ouvindo os diferentes setores governamentais, movimentos sociais, lideranças comunitárias e cada munícipe que deseja uma cidade mais igualitária. Essa conferência foi um convite para que todos nós pudéssemos refletir sobre o papel que desempenhamos na construção de uma sociedade mais equitativa”, avaliou Vanessa Fernandes.

Para Garippo, a conferência cumpriu seu papel institucional, mas, além disso, proporcionou trocas intergeracionais entre históricos e novos militantes. “A realização dessa primeira conferência reforça o nosso compromisso com políticas públicas que garantam dignidade, visibilidade e reparação histórica à população negra e outras etnias, garantindo direitos iguais na diversidade. A cidade já sediou outras conferências regionais com esta pauta fundamental, mas, neste momento, Suzano realiza sua primeira conferência municipal na certeza que muito fez e muito tem a fazer”, declarou o chefe da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Por fim, o prefeito Pedro Ishi destacou a importância da continuidade do trabalho iniciado com a conferência. “Não estamos apenas realizando uma conferência, mas inaugurando uma nova etapa no debate público de Suzano. A igualdade racial precisa ser uma pauta permanente e transversal em todas as políticas públicas. Essa conferência é o início de um ciclo que não pode mais ser interrompido”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.

Publicado em: 19 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo