
A Prefeitura de Suzano lançou nesta segunda-feira (5) a nova edição do Programa da Boa Visão, com o objetivo de realizar avaliações oftalmológicas em cerca de 27 mil crianças, do G5 ao 3º ano do ensino fundamental. A iniciativa, que envolve o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), o Fundo Social de Solidariedade e as secretarias municipais de Saúde e Educação, foi apresentada pelo prefeito Pedro Ishi e pela primeira-dama Déborah Raffoul Ishi no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro da cidade.
Com o tema “Cuidar dos olhos é cuidar do futuro”, o programa atenderá 11.500 alunos da rede municipal, 15.060 da rede estadual e outros 440 estudantes do Sesi. Nesses locais, equipes das unidades escolares realizarão pré-testes de acuidade visual para identificar possíveis dificuldades de visão. As consultas oftalmológicas começarão em julho, com os casos especiais sendo encaminhados para acompanhamento via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).
A cerimônia de lançamento contou com a presença dos secretários Diego Ferreira (Saúde) e Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação), além do presidente da Câmara, Artur Takayama, e representantes da rede estadual e do Sesi.
O programa prevê a capacitação de educadores para aplicação dos testes visuais nas escolas. Segundo estimativas do secretário Diego Ferreira, entre 8 mil e 12 mil crianças devem passar por atendimento médico, com previsão de que de 4 mil a 6 mil delas precisem de óculos. A boa notícia é que tanto as armações quanto as lentes serão fornecidas gratuitamente pela prefeitura e entregues diretamente nas unidades escolares.
A segunda etapa do programa, voltada à população da terceira idade, terá início em setembro, com a realização de cirurgias de catarata e pterígio para pacientes já acompanhados desde a edição anterior do programa.
Reconhecimento e impacto
Durante o evento, a diretora do Saspe, Beatriz Leite, conhecida como Bia, foi homenageada pela dedicação ao programa. A primeira-dama destacou uma mensagem recebida pela Ouvidoria Municipal, elogiando o atendimento humanizado prestado por Bia à população. “A iniciativa só tem sucesso graças ao carinho e empatia das equipes envolvidas”, afirmou Déborah.
O presidente da Câmara, Artur Takayama, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e reiterou o apoio do Legislativo. Já o secretário de Saúde reforçou a importância do diagnóstico precoce de problemas oculares, enfatizando que a maioria das doenças oftalmológicas tem tratamento se identificadas a tempo. A secretária de Educação, por sua vez, destacou o impacto positivo da ação no desempenho escolar dos alunos.
Encerrando o evento, o prefeito Pedro Ishi ressaltou o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida dos suzanenses. “Vamos atender mais de 20 mil crianças da nossa rede, oferecendo gratuitamente os óculos necessários. Seguiremos também com os atendimentos aos idosos. Este é um programa histórico, iniciado há 36 anos e fortalecido nos últimos anos pelo ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, que deixaram um legado de cuidado com a saúde ocular da população”, concluiu.
Presenças
Estiveram presentes no evento os secretários municipais César Braga (Controladoria Geral), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Alex Santos (Governo), Paulo Pavione (Comunicação), André Chiang (Meio Ambiente) e Cintia Lira (Administração). Representando o Legislativo, participaram os vereadores Maizena, Denis Filho do Pedrinho do Mercado, Inhame, Professor Edirlei e Zé Oliveira.















