quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano

Suzano inicia curso gratuito de cinema com alunos do IFSP e da Aamae; resultado final será um curta

A Prefeitura de Suzano deu início nesta semana ao curso de extensão “Tela Aberta: Cinema Comunitário na Prática”, promovido gratuitamente pelo Polo de Música e Audiovisual, em parceria com o Instituto Se Liga. A formação reúne alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano e jovens atendidos pela Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), com aulas teóricas e práticas até outubro, culminando na produção de um curta-metragem.

A abertura oficial da formação ocorreu na noite de quarta-feira (18), com a presença do vice-prefeito de Suzano, Said Raful, de autoridades municipais, de professores e dos 25 alunos inscritos. O curso está sendo conduzido pelos artistas e educadores Walmir Pinto e Cristiano Ferrarini, com jornada total de 64 horas, e traz uma grade que abrange fundamentos de linguagem cinematográfica, direção, roteiro, fotografia e edição.

Durante a aula inaugural, os participantes conheceram parte da equipe docente e receberam as primeiras orientações. O professor Jonny Ueda, responsável pelas aulas de fotografia, reforçou a dimensão pedagógica do projeto. “Cinema é essencialmente fotografia em movimento. Meu papel será orientar os alunos quanto à linguagem visual e composição de cena, para que cada um desenvolva um olhar técnico e sensível. Esta é uma formação estruturada e pensada para proporcionar uma vivência artística de qualidade”, afirmou.

O diretor-geral do IFSP – Campus Suzano, Eugênio Zampini, agradeceu pela oportunidade e enfatizou o impacto da iniciativa no ambiente educacional. “A Prefeitura de Suzano tem sido uma parceira essencial no processo de consolidação do nosso campus. Agora, com essa formação gratuita em cinema, ampliamos o acesso à cultura e ao conhecimento prático, estimulando a criatividade dos nossos estudantes e fortalecendo a integração com a comunidade”, declarou.

Um dos coordenadores da atividade, Walmir Pinto também destacou o foco coletivo do projeto. “Nosso maior objetivo é construir um espaço de criação em conjunto, onde os alunos possam experimentar todas as etapas da linguagem cinematográfica. A arte tem o poder de transformar realidades, e acreditamos no cinema como ferramenta de pertencimento, expressão e cidadania”, explicou.

O vice-prefeito de Suzano, Said Raful, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação cultural. “Esta é uma ação estratégica que articula educação, cultura e inclusão. Ao oferecer uma formação gratuita e de qualidade, a cidade promove oportunidades reais de desenvolvimento para a juventude, estimulando novos talentos e valorizando o potencial artístico local”, completou.

Também estiveram presentes na abertura os secretários municipais de Comunicação Pública, Paulo Pavione, e de Governo, Alex Santos, além dos professores Valmir Ventura e Lucas Potira, de Extensão Cultural do IFSP; e do presidente do Hub Suzano, Marcos Hirano.

 

 

 

Publicado em: 20 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo