
O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano inicia nesta sexta-feira (29) as inscrições para o curso de overloque, com oito vagas para munícipes maiores de idade e com, pelo menos, ensino fundamental completo. Os interessados devem comparecer à sede do órgão municipal (rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro), a partir das 8 horas, portando documento de identidade e comprovante de residência.
As aulas ocorrerão nos dias úteis das duas primeiras semanas de setembro, entre 1º e 12 de setembro, das 13h30 às 16h30, totalizando 30 horas de duração.
Os alunos aprenderão a dominar a técnica de overloque, que é uma das mais utilizadas na indústria têxtil. Os encontros visam trazer para a prática as habilidades que permitem agilidade e qualidade no acabamento das costuras, preparando os participantes para atuarem no mercado de trabalho, especialmente em fábricas de confecção.
Este método de costura une e finaliza simultaneamente as bordas de um tecido, garantindo um acabamento profissional que impede o desfiamento do tecido. Essa máquina utiliza ao menos duas linhas e um conjunto de lâminas que corta o excesso de tecido enquanto costura, criando um ponto de segurança em volta da borda do material.
A diretora do Saspe, Beatriz Leite, afirmou que o órgão tem buscado trazer uma gama cada vez mais variada de cursos, de forma que possa contemplar diferentes segmentos da população. “Estamos alcançando um público cada vez maior com as capacitações que estão sendo disponibilizadas. Nesta oportunidade, vamos ampliar os conhecimentos para as profissionais que atuam nas fábricas de confecção”, declarou.
A dirigente do Saspe, primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, destacou que a iniciativa garantirá uma formação diferenciada. “Este curso abordará conhecimentos relacionados à indústria têxtil, garantindo mais qualificação àqueles que buscam esse caminho. As aulas garantirão um suporte para que os participantes possam desenvolver suas habilidades neste setor”, ressaltou.















