A rede Shibata informa que o colaborador acusado de racismo pelo influenciador Kleber Martins, de 23 anos, foi desligado da empresa. A vítima formalizou a denúncia por ter se sentido constrangida, diante dos comentários ofensivos feitos pelo funcionário que usou o termo “macaco”, quando estavam no banheiro do estabelecimento, na noite de sábado (24).
Kleber conta que o funcionário do supermercado, que já estava no banheiro quando ele entrou, “começou a soltar piadas ofensivas, falando que no banheiro só entrava macaco”.
De acordo com o influenciador, fora ele, os outros homens que se encontaram no ambiente eram brancos. “O funcionário insistiu, tornando a repetir: aqui só entra macaco albino”, relata a vítima, que saiu do mercado e foi direto para a delegacia. Kleber encaminhou um vídeo à Vanguarda (publicado nesta página), contando o que aconteceu, e informou que o seu advogado levará essa denúncia adiante.
A empresa, que logo depois do ocorrido se pronunciou para informar que iria apurar as denúncias e tomar as devidas providências, divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (29) para dizer que decidiu desligar o colaborador, apesar de constatar que se tratava de uma “brincadeira”.
Veja a nota na íntegra:
“Foi constatado que colaboradores brincavam entre si de forma imprópria e incorreta, sem perceberem a presença de outras pessoas que teriam adentrado no banheiro público, pois todos utilizavam o “box” fechado naquele momento.
Todavia, essas condutas não condizem com o código de ética da empresa, de modo que as ações aplicáveis foram impostas, sendo necessário o imediato desligamento do colaborador envolvido.
Novamente, reiteramos o nosso total comprometimento em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos”.