
As câmeras do sistema Smart Mogi flagraram, na tarde desta quarta-feira (22), dois caminhões despejando resíduos de forma irregular em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de César de Souza. A ocorrência foi registrada em tempo real pelo monitoramento da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O responsável foi autuado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas e detido pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Câmeras captaram imagens de caminhões despejando resíduos (Foto: PMMC)
Após o flagrante, o Centro de Operações Integradas (COI) acionou equipes da GCM e fiscais de posturas, que se deslocaram até a avenida Presidente Castelo Branco para averiguação. Os primeiros a chegar foram os agentes da Patrulha Ambiental da GCM, que constataram que o local é uma Área de Proteção Ambiental, espaço protegido por legislação específica.
No local, foram encontrados grandes volumes de entulho, compostos por terra, plástico, gesso, ferro, madeira e outros materiais. Os fiscais lavraram dois autos de infração, totalizando 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 24.802,00, conforme prevê a Lei Complementar nº 143/2019 e suas atualizações.
O motorista de um dos caminhões, juntamente com o veículo, foi conduzido pela GCM à Delegacia do Meio Ambiente, onde a ocorrência foi registrada para apuração de possíveis crimes ambientais. O segundo caminhão deixou o local antes da chegada das equipes, mas também será autuado com base nas imagens captadas pelo Smart Mogi.
Homem detido
Em outra ocorrência registrada pelo sistema Smart Mogi, um homem procurado pela Justiça foi identificado por uma das câmeras de reconhecimento facial e preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de terça-feira (21), também em César de Souza.

A equipe localizou o homem na avenida João XXIII (Foto: PMMC)
A Patrulha Rural da GCM realizava patrulhamento preventivo pelo Jardim São Pedro quando foi informada pelo COI de que um foragido da Justiça transitava pelo bairro em uma motocicleta. O alerta foi gerado após o suspeito passar por uma das câmeras do sistema.
A equipe localizou o homem na avenida João XXIII e realizou a abordagem. Durante a verificação, foi confirmado que ele era procurado pelo crime de lesão corporal. O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça.















