As medidas, ações e parcerias para o fortalecimento do setor hoteleiro e de hospedagem de Mogi das Cruzes foram discutidas nesta quinta-feira (12/02), em reunião realizada no prédio II da Prefeitura. O encontro reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mogi das Cruzes e representantes de hotéis e pousadas. Segundo a administração municipal, a agenda marca o início do trabalho voltado ao segmento em 2026.
“Esta aproximação com os estabelecimentos do setor de hospedagem é importante para que possamos conhecer as demandas dos profissionais, formar parcerias e trabalhar em conjunto para o crescimento do turismo em Mogi das Cruzes”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai.
A capacitação profissional de candidatos a vagas no setor foi um dos temas debatidos. De acordo com a secretaria, estão sendo viabilizados cursos voltados à área de hospedagem, com participação de entidades parceiras.
“Também foi detalhado o sistema do Emprega Mogi, que é um importante aliado para a captação de talentos e de candidatos às vagas abertas nos hotéis e pousadas. Além disso, é possível realizar ações conjuntas que beneficiarão tanto o ecossistema turístico da cidade quanto quem estão buscando uma recolocação”, destacou Sakai.
Representantes de seis estabelecimentos participaram da reunião, que contou ainda com a presença dos diretores de Turismo, Luiz Martins, e de Indústria e Comércio, Luiz Pinheiro.
Durante o encontro, técnicos da Prefeitura orientaram sobre a necessidade de manter ativo o cadastro dos estabelecimentos junto aos órgãos públicos, incluindo Governo do Estado e Ministério do Turismo. Outro ponto abordado foi a Ficha Nacional de Registro de Hospedagem (FNRH), instituída por portaria federal em novembro de 2025.
“Os estabelecimentos devem estar atentos porque, a partir do dia 19, todos terão a obrigação de fazer o cadastramento digital dos hóspedes, não vai ser mais possível o preenchimento daquela ficha no balcão à mão. Será necessário o hópede fazer o registro digital pelo celular, em um equipamento no local ou remotamente, antes de chegar à hospedagem”, explicou Martins.

















