
Mogi das Cruzes será palco, nesta quarta-feira (24),de um evento que promete unir reflexão, arte e diversidade: o Seminário “Arte e Cultura com Inclusão – Desafios da democratização do acesso às atividades e aos espaços culturais”. A programação acontece das 8h às 16h, no Auditório do Prédio II da Prefeitura (Rua Francisco Franco, 133 – Centro), e reúne artistas, especialistas, gestores e o público para discutir a importância da acessibilidade cultural. O seminário tem vagas limitadas e todos os participantes previamente inscritos receberão certificado de participação.
O encontro é organizado pelo Studio Casa 7 Consultoria e pelo Instituto Criarte, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê + (Condemat+), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 17ª Subseção de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Além dos debates, o seminário será marcado por apresentações musicais, teatro, cinema e literatura de cordel, sempre com recursos de acessibilidade (como intérprete de Libras, audiodescrição e espaço adaptado).
Entre as intervenções culturais, quatro painéis reúnem convidados para discutir acessibilidade arquitetônica em espaços culturais, novos regramentos em editais como a LPG e o PNAB, inclusão comunicacional e tecnológica e os desafios das famílias atípicas no acesso à cultura. Entre os participantes estão nomes como Sandra Silva (ProAC), Cid Torquato (InovaUSP), Letícia Oliveira (especialista em Libras e comunicação háptica), Suzie Bianchi (coreógrafa e diretora da Cia Circodança), além de educadores, artistas e gestores locais.
Às 9h20, o pernambucano radicado em Mogi, Cacá Lopes, apresentará a força da arte popular nordestina por meio da música e da literatura de cordel. Com mais de dez discos e livros publicados, Cacá é referência em unir tradição e educação, aproximando crianças, jovens e adultos da cultura popular.

Cacá Lopes
Na sequência, das 9h30 às 10h20, ocorre o Painel 1: “Portas que se Abrem: acessibilidade arquitetônica na cultura”, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados por artistas, público e gestores na ocupação de espaços culturais, abordando desde barreiras arquitetônicas até soluções inclusivas. Os participantes serão: Octavio Weber, assistente técnico da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc SP; Camila Caruso, arquiteta, pós-graduação em Arquitetura Hospitalar e proprietária da DUCA
Arquitetura e Acessibilidade; e Ericka Capella, Mestre em Arte-Educação, gestora do Espaço Ousadia, atriz, pesquisadora e
produtora cultural, sob a mediação de Valeriana Alves (ativista e consultora pelos direitos das pessoas com deficiência).
Das 10h30 às 11h30 será realizado o Painel 2: “Inclusão em pauta: novos regramentos em editais culturais (LPG e PNAB)”, com a proposta de apresentar experiências de artistas e gestores de projetos contemplados em editais de fomento e discutir as exigências e oportunidades de acessibilidade nos editais culturais atuais. Vão participar Sandra Silva, coordenadora do Fomento Direto (Editais ProAC) representando a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Edgar Jacques, ator, cantor, dramaturgo, romancista e consultor em audiodescrição; Suzie Bianchi, diretora e coreógrafa da Cia Circodança, formada em Dança Clássica, especialista em
dança para pessoas com deficiência e autora do livro “Memórias Poéticas da Diversidade”; Cacá Lopes, cantor, compositor, poeta-cordelista e violonista; e Elielma Carvalho, pedagoga, cordelista e gestora cultural, sob a mediação de Daniela dos Anjos (cantora, gestora pública de cultura, pós-graduada em Administração Pública e com especialização em Gestão de Políticas Culturais).
O segundo módulo volta a partir das 13h. O cinema ganha espaço com a exibição do curta “Dentro da Cena”, filmado em Mogi e Suzano. A obra, dirigida por Edgar Jacques, que é pessoa com deficiência visual, questiona o capacitismo nas artes e foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo.

Edgar Jacques
Das 13h30 às 14h20 ocorre o Painel 3: “Acessibilidade e Inclusão Comunicacional e Tecnológica”, em que serão abordados os conceitos de acessibilidade comunicacional, práticas de atendimento, acolhimento e estratégias para tornar as ações culturais mais inclusivas. Irão particpar Cid Torquato, embaixador do ICOM-Libras, coordenador do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP e CEO do Prêmio WSA Brasil; e Letícia Oliveira, autista, especialista em Libras e comunicação háptica, facilitadora de oficinas de
sensibilização em acessibilidade no ambiente corporativo.
O teatro também estará presente com a peça “Vejo Uma Porta Abrir”, apresentada por Lina Abdala, Lidia Daniele e Israel Sena, às 14h20. A montagem relembra o período em que a Língua de Sinais foi proibida, expondo as consequências dessa exclusão e reforçando a luta histórica da comunidade surda.
Em seguida, das 14h30 às 15h30, ocorre o Painel 4: “Famílias atípicas e o acesso à cultura”, que promete levar o público à reflexão sobre o acesso à cultura e os desafios das famílias atípicas para vivenciar experiências e ocupar os espaços culturais. Os participantes são: Arlete de Paula, deficiente auditiva, mestra, professora da Universidade de São Paulo (USP) e professora de Libras; Kátia Capinan Rubens – mãe atípica e pedagoga; e Davi Capinan Rubens – deficiente visual, estudante e participante de grupo vocal, sob a mediação de Fabíola Prince (mãe atípica, advogada especialista em Inclusão e Direito da Pessoa com Deficiência, presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB Mogi das Cruzes e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência).
Para fechar o seminário em clima de emoção e resistência, o multiartista Rafael Barbosa, ator, dançarino, palestrante e integrante da Cia Circodança Suzie Bianchi, fará uma apresentação musical especial. Conhecido por sua atuação anticapacitista, ele leva ao palco mensagens de diversidade e superação, das 15h30 às 16h.
Serviço
Seminário Arte e Cultura com Inclusão
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 8h às 16h
8h às 9h – Credenciamento (inscrição dos participantes para a emissão de certificados)
9h – Abertura – 1º Módulo (falas institucionais dos organizadores, parceiros e autoridades locais)
Local: Auditório do Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes – Rua Francisco Franco, 133 – Centro
Inscrições: clique aqui
Evento gratuito | Vagas limitadas | Certificado de participação
















