quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
O multiartista Rafael Barbosa é ator, dançarino, palestrante e integrante da Cia Circodança Suzie Bianchi / Fotos: Divulgação

Seminário em Mogi das Cruzes discute arte, cultura e inclusão no dia 24 de setembro, de graça

Mogi das Cruzes será palco, nesta quarta-feira (24),de um evento que promete unir reflexão, arte e diversidade: o Seminário “Arte e Cultura com Inclusão – Desafios da democratização do acesso às atividades e aos espaços culturais”. A programação acontece das 8h às 16h, no Auditório do Prédio II da Prefeitura (Rua Francisco Franco, 133 – Centro), e reúne artistas, especialistas, gestores e o público para discutir a importância da acessibilidade cultural. O seminário tem vagas limitadas e todos os participantes previamente inscritos receberão certificado de participação.

O encontro é organizado pelo Studio Casa 7 Consultoria e pelo Instituto Criarte, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê + (Condemat+), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 17ª Subseção de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Além dos debates, o seminário será marcado por apresentações musicais, teatro, cinema e literatura de cordel, sempre com recursos de acessibilidade (como intérprete de Libras, audiodescrição e espaço adaptado).

Entre as intervenções culturais, quatro painéis reúnem convidados para discutir acessibilidade arquitetônica em espaços culturais, novos regramentos em editais como a LPG e o PNAB, inclusão comunicacional e tecnológica e os desafios das famílias atípicas no acesso à cultura. Entre os participantes estão nomes como Sandra Silva (ProAC), Cid Torquato (InovaUSP), Letícia Oliveira (especialista em Libras e comunicação háptica), Suzie Bianchi (coreógrafa e diretora da Cia Circodança), além de educadores, artistas e gestores locais.

Às 9h20, o pernambucano radicado em Mogi, Cacá Lopes, apresentará a força da arte popular nordestina por meio da música e da literatura de cordel. Com mais de dez discos e livros publicados, Cacá é referência em unir tradição e educação, aproximando crianças, jovens e adultos da cultura popular.

Cacá Lopes

Na sequência, das 9h30 às 10h20, ocorre o Painel 1: “Portas que se Abrem: acessibilidade arquitetônica na cultura”, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados por artistas, público e gestores na ocupação de espaços culturais, abordando desde barreiras arquitetônicas até soluções inclusivas. Os participantes serão:  Octavio Weber, assistente técnico da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc SP; Camila Caruso, arquiteta, pós-graduação em Arquitetura Hospitalar e proprietária da DUCA
Arquitetura e Acessibilidade; e Ericka Capella, Mestre em Arte-Educação, gestora do Espaço Ousadia, atriz, pesquisadora e
produtora cultural, sob a mediação de Valeriana Alves (ativista e consultora pelos direitos das pessoas com deficiência).

Das 10h30 às 11h30 será realizado o Painel 2: “Inclusão em pauta: novos regramentos em editais culturais (LPG e PNAB)”, com a proposta de apresentar experiências de artistas e gestores de projetos contemplados em editais de fomento e discutir as exigências e oportunidades de acessibilidade nos editais culturais atuais. Vão participar Sandra Silva, coordenadora do Fomento Direto (Editais ProAC) representando a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Edgar Jacques, ator, cantor, dramaturgo, romancista e consultor em audiodescrição; Suzie Bianchi, diretora e coreógrafa da Cia Circodança, formada em Dança Clássica, especialista em
dança para pessoas com deficiência e autora do livro “Memórias Poéticas da Diversidade”; Cacá Lopes, cantor, compositor, poeta-cordelista e violonista; e Elielma Carvalho, pedagoga, cordelista e gestora cultural, sob a mediação de Daniela dos Anjos (cantora, gestora pública de cultura, pós-graduada em Administração Pública e com especialização em Gestão de Políticas Culturais).

O segundo módulo volta a partir das 13h. O cinema ganha espaço com a exibição do curta “Dentro da Cena”, filmado em Mogi e Suzano. A obra, dirigida por Edgar Jacques, que é pessoa com deficiência visual, questiona o capacitismo nas artes e foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo.

Edgar Jacques

Das 13h30 às 14h20 ocorre o Painel 3: “Acessibilidade e Inclusão Comunicacional e Tecnológica”, em que serão abordados os conceitos de acessibilidade comunicacional, práticas de atendimento, acolhimento e estratégias para tornar as ações culturais mais inclusivas. Irão particpar Cid Torquato, embaixador do ICOM-Libras, coordenador do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP e CEO do Prêmio WSA Brasil; e Letícia Oliveira, autista, especialista em Libras e comunicação háptica, facilitadora de oficinas de
sensibilização em acessibilidade no ambiente corporativo.

O teatro também estará presente com a peça “Vejo Uma Porta Abrir”, apresentada por Lina Abdala, Lidia Daniele e Israel Sena, às 14h20. A montagem relembra o período em que a Língua de Sinais foi proibida, expondo as consequências dessa exclusão e reforçando a luta histórica da comunidade surda.

Em seguida, das 14h30 às 15h30, ocorre o Painel 4: “Famílias atípicas e o acesso à cultura”, que promete levar o público à reflexão sobre o acesso à cultura e os desafios das famílias atípicas para vivenciar experiências e ocupar os espaços culturais. Os participantes são: Arlete de Paula, deficiente auditiva, mestra, professora da Universidade de São Paulo (USP) e professora de Libras; Kátia Capinan Rubens – mãe atípica e pedagoga; e Davi Capinan Rubens – deficiente visual, estudante e participante de grupo vocal, sob a mediação de Fabíola Prince (mãe atípica, advogada especialista em Inclusão e Direito da Pessoa com Deficiência, presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB Mogi das Cruzes e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência).

Para fechar o seminário em clima de emoção e resistência, o multiartista Rafael Barbosa, ator, dançarino, palestrante e integrante da Cia Circodança Suzie Bianchi, fará uma apresentação musical especial. Conhecido por sua atuação anticapacitista, ele leva ao palco mensagens de diversidade e superação, das 15h30 às 16h.

 

Serviço
Seminário Arte e Cultura com Inclusão
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 8h às 16h
8h às 9h – Credenciamento (inscrição dos participantes para a emissão de certificados)
9h – Abertura – 1º Módulo (falas institucionais dos organizadores, parceiros e autoridades locais)
Local: Auditório do Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes – Rua Francisco Franco, 133 – Centro
Inscrições: clique aqui
Evento gratuito | Vagas limitadas | Certificado de participação

 

 

Publicado em: 22 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo