sábado, 31 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Segurança e Defesa Civil têm novo secretário adjunto e novo gestor, respectivamente

A prefeita Mara Bertaiolli anunciou, nesta quinta-feira (29/01), duas importantes medidas para o fortalecimento da Secretaria Municipal de Segurança e da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, reforçando a estrutura de gestão em um período crítico marcado pelas fortes chuvas de verão. O coronel Reinaldo Nascimento, atual gestor da Defesa Civil do município, foi nomeado secretário adjunto de Segurança, passando a atuar ao lado do secretário da pasta, coronel Gilberto Ito. Para assumir a gestão da Defesa Civil, foi nomeado o coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva, profissional com ampla experiência na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Segundo a prefeita Mara Bertaiolli, os anúncios ocorrem em um momento estratégico para a cidade. “Estamos vivendo um período de chuvas intensas, que exigem resposta rápida, planejamento e integração entre as forças de segurança e a Defesa Civil. Somente nesta quarta-feira (28), Mogi registrou 95 milímetros de chuva, o equivalente a cerca de duas semanas do volume esperado para o mês. Nosso compromisso é fortalecer as equipes e garantir mais segurança e proteção à população”, destacou.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes registrou o maior índice de chuva entre os 645 municípios paulistas, com ao menos 16 pontos de alagamento e ocorrências de queda de árvores em diferentes bairros na quarta-feira (28/01).

O coronel Reinaldo Nascimento ressaltou a responsabilidade da nova função. “Recebo essa nomeação com muito senso de dever e gratidão. Seguiremos trabalhando de forma integrada para aprimorar continuamente a segurança pública e a capacidade de resposta da cidade, sempre com foco na prevenção e no cuidado com as pessoas”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, também enfatizou a importância do reforço na equipe. “O anúncio do coronel Reinaldo como secretário adjunto e do coronel Marcos Paulo à frente da Defesa Civil fortalece ainda mais o trabalho conjunto, técnico e estratégico que estamos desenvolvendo em Mogi das Cruzes”, disse.

Ao assumir a gestão da Defesa Civil, o coronel Marcos Paulo destacou o compromisso com o município. “É uma honra retornar a Mogi das Cruzes e assumir esse novo desafio. Coloco toda a minha experiência à disposição para atuar com seriedade, planejamento e dedicação, sempre com o objetivo de proteger vidas e minimizar riscos”, apontou.

Agora, o primeiro escalão da gestão da prefeita Mara Bertaiolli conta com cinco coronéis da reserva da Polícia Militar, incluindo Felício Kamiyama, secretário de Mobilidade e Trânsito, e Eli Nepomuceno, chefe de gabinete do vice-prefeito.

Perfil do novo gestor da Defesa Civil
Mogiano, 57 anos, o coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva construiu sua carreira na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com atuação em São José dos Campos; Mogi das Cruzes – onde trabalhou no 17º Grupamento do Corpo Bombeiros -; Itaquaquecetuba, no 35º Batalhão da Polícia Militar; e na capital paulista, no 3º Grupamento de Bombeiros, na Moóca, onde se aposentou como coronel após 31 anos de serviço.

Publicado em: 29 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo