terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Equipe de controle segue com visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, entre outras ações (Foto: PMMC)

Secretaria de Saúde de Mogi intensifica combate à dengue e amplia vacinação para adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes intensifica as ações de combate e prevenção à dengue com a chegada do período de temperaturas mais altas e maior incidência de chuvas, quando cresce o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Vigilância em Saúde, o índice de infestação em 2025 está em 0,69 – uma queda expressiva em relação a 2024, quando foi registrado 1,11. O número de casos também reduziu de forma significativa: foram 27.862 notificações e 23 óbitos em 2024, contra 2.414 notificações e nenhum óbito confirmado até agora em 2025.

Entre as principais medidas está a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Somente neste ano, Mogi aplicou 22.110 primeiras doses e 12.607 segundas doses do imunizante.

O trabalho de campo do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) permanece intenso, com visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, aplicação de tratamento químico em áreas críticas, monitoramento de pontos estratégicos e uso de drones para aplicar larvicida em grandes reservatórios e locais de difícil acesso. Mais de 17,5 mil imóveis já foram vistoriados, incluindo 288 pontos monitorados por drones em diferentes bairros.

Outra frente importante é o Zap Dengue, canal de WhatsApp pelo número (11) 99918-6070, que recebe denúncias e fornece informações sobre sintomas, prevenção, endereços de unidades de saúde e contatos úteis. Também estão disponíveis os telefones SIS 160 e 162, para orientações médicas e denúncias à Vigilância em Saúde.

Gestantes em acompanhamento pré-natal continuam recebendo repelentes distribuídos pela Prefeitura, e brigadas de combate à dengue foram ampliadas para prédios públicos.

“A redução no índice de infestação e nos casos mostra que a prevenção dá resultado, mas precisamos manter a atenção. O período de calor e chuvas exige que cada morador faça a sua parte para eliminar possíveis criadouros”, destacou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.

O diretor da Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, reforçou: “Nosso monitoramento é constante e as equipes seguem atentas em toda a cidade, mas o apoio da população é fundamental para que o mosquito não encontre espaço para se reproduzir”.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as UBSs e USFs. Nas unidades de horário estendido – Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba – o atendimento vai até as 18h. Os endereços podem ser consultados em www.mogidascruzes.sp.gov.br

Cuidados necessários 

Em casa e nos ambientes de trabalho, a população não pode descuidar e precisa manter alguns cuidados:

* Caixas d’água vedadas
* Calhas totalmente limpas e niveladas
* Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados
* Pneus sem água e em lugares cobertos
* Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
* Ralos limpos e com tela
* Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água
* Bandejas de geladeira sem água
* Bromélia e outras plantas sem acúmulo de água
* Manter fechados os vasos sanitários sem uso
* Lonas de cobertura devem estar esticadas para não formar poças
* Piscinas e fontes sempre tratadas
* Descarte de materiais e objetos sem uso
* Atenção e cuidado redobrado nos canteiros de obras

 

Publicado em: 29 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo