
Até quarta-feira (10/12), a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — principal agente causador de bronquiolite em recém-nascidos, bebês e crianças de até dois anos — estará disponível em todas as salas de vacinação de Mogi das Cruzes. O município recebeu 1.400 doses no primeiro lote, que serão destinadas exclusivamente às gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A distribuição já começou e a aplicação ocorre conforme as unidades recebem os frascos.
Para receber a imunização, a gestante deve apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação e cartão de pré-natal, seja da rede pública ou privada. A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde e Programas Saúde da Família, com exceção das unidades em reforma, além do Mãe Mogiana.
A aplicação durante a gestação é considerada essencial por garantir a transferência de anticorpos da mãe para o bebê ainda durante a gestação, assegurando proteção logo após o nascimento, período em que há maior risco de infecções respiratórias. O VSR é responsável por cerca de 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
Capacitação e distribuição
Na sexta-feira (5/12), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou uma capacitação técnica com foco na vacinação contra o VSR. A distribuição das doses foi iniciada nesta semana pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
As infecções pelo vírus podem ser assintomáticas ou leves, mas também evoluir para quadros graves, com comprometimento do estado geral e insuficiência respiratória. “As infecções do trato respiratório inferior estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos em todo o mundo e a vacinação das gestantes será fundamental para ampliar as formas de prevenção”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite.
O vírus sincicial respiratório é reconhecido como a principal causa de infecções respiratórias em crianças menores de dois anos, sendo responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite viral aguda e 40% das pneumonias nos períodos de maior circulação. A infecção ocorre, em grande parte, no primeiro ano de vida, e não há tratamento antiviral específico disponível para lactentes.
Nesse cenário, medidas de prevenção são consideradas essenciais para reduzir o impacto da doença sobre a população mais vulnerável, especialmente bebês menores de um ano, prematuros e crianças com comorbidades.
A vacina contra o VSR está indicada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, devendo ser aplicada em todas as gestações.
Documentos
Para receber a vacina, apresentar:
* Documento oficial com foto e CPF
* Caderneta de vacinação de rotina
* Cartão de pré-natal (de serviço público ou privado)
A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas UBSs e USFs (exceto nas unidades em reforma), e até as 18h nas unidades de horário estendido: Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Ponte Grande, Vila Natal e USF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados em www.mogidascruzes.sp.gov.br .














