sexta, 13 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Comunicado foi feito durante encontro promovido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que reuniu cerca de 300 moradores. (Foto: PMMC)

Secretaria de Habitação de Mogi inicia processo de regularização fundiária na Fazenda Cuiabá

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou o início do processo de regularização fundiária na Fazenda Cuiabá. O comunicado foi feito durante encontro promovido nesta semana pela Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, que reuniu cerca de 300 moradores. Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o estágio atual e as próximas etapas do procedimento, que prevê, ao final, a entrega dos títulos de propriedade aos residentes.

Etapas do processo

Segundo a administração municipal, o processo administrativo — que inclui pré-análise, estudos de viabilidade e verificação de requisitos legais — já estava em andamento e entrou agora na fase de topografia. Técnicos realizam visitas três vezes por semana para identificar e demarcar os lotes existentes. A orientação é para que os moradores recebam as equipes responsáveis, vinculadas diretamente ao município.

Concluída a topografia, terá início o cadastro social. Nesta fase, será necessária a apresentação de documentos pessoais e do imóvel, feita por um responsável maior de 18 anos presente no local.

Projetos urbanísticos e registro

A regularização também envolverá a elaboração de projetos urbanísticos voltados à implantação de infraestrutura básica, como redes de água, esgoto, drenagem e pavimentação. Paralelamente, serão realizadas atividades cartorárias para o registro das moradias.

Prazos e gratuidade

A previsão é de que o processo seja executado ao longo de dois anos. Devido à extensão da área, os trabalhos foram divididos em quatro fases. A Prefeitura informou que não haverá cobrança de taxas aos moradores.

De acordo com o município, a regularização fundiária transforma imóveis em situação irregular em propriedades legais, permitindo comprovação da posse, além de possibilitar venda, doação e transmissão por herança.

O encontro foi conduzido pelo secretário municipal Romildo Campello, acompanhado da secretária adjunta Silvia Zamai e técnicos da pasta. Participaram os vereadores Edson Santos, Inês Paz, Clodoaldo de Moraes e Marcos Furlan.

Publicado em: 13 de fevereiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo