terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes lança o Bolsa Cuidados nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta quinta-feira (10/04), às 11 horas, o lançamento oficial do Programa Bolsa Cuidados. Trata-se de mais um importante passo de Mogi das Cruzes no compromisso com a proteção social, com o respeito à pessoa idosa e no fortalecimento dos vínculos familiares. A cerimônia será realizada no auditório do prédio II da Prefeitura.

O programa Bolsa Cuidados foi instituído pela Lei nº 8.032/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 23.343/2024. Trata-se de uma nova política pública voltada ao cuidado da população idosa e valorização dos cuidadores informais. O principal objetivo é oferecer um subsídio financeiro mensal equivalente a meio salário-mínimo para cuidadores que prestam assistência diária a idosos em situação de vulnerabilidade social e risco, prevenindo a institucionalização desses cidadãos.

O programa também visa garantir melhores condições de vida, autonomia e permanência no convívio familiar e comunitário das pessoas idosas, ao mesmo tempo em que reconhece e fortalece o papel dos cuidadores familiares no sistema de proteção social.

O público-alvo do programa é composto por pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, que necessitam de assistência contínua para atividades diárias. O benefício terá valor de meio salário mínimo e será pago mensalmente ao cuidador. A concessão do benefício terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante avaliação da equipe técnica.

O programa é voltado a pessoas já acompanhadas pela rede socioassistencial, por meio do CRAS e CREAS. Para ser contemplado, a pessoa idosa precisa ter comprovadamente a necessidade de cuidados diários, estar em situação de vulnerabilidade social e risco, ter renda familiar de até três salários-mínimos e já ter acompanhamento pelos serviços socioassistenciais.

Já o cuidador precisa ter idade mínima de 18 anos e pertencer à rede familiar ou possuir laços afetivos com o idoso. Também são critérios estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter renda familiar de até três salários-mínimos e ter disponibilidade para prestar assistência diária ao idoso. A meta inicial do programa é conceder 30 bolsas, priorizando pessoas idosas com maior grau de dependência. e acima de 80 anos, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa.

O benefício será depositado diretamente na conta do cuidador indicado no CRAS ou CREAS responsável pelo acompanhamento do idoso. Vale destacar que o pagamento será interrompido caso o idoso seja institucionalizado, falecer ou o cuidador deixar de prestar a assistência necessária.

A Secretaria de Assistência Social será responsável pela gestão do programa, garantindo que os beneficiários estejam sendo atendidos de forma adequada. Já o Conselho Municipal do Idoso (CMI) acompanhará e fiscalizará a implementação do Bolsa Cuidados. Relatórios periódicos serão apresentados para garantir a transparência e eficiência do programa.

O prédio II da Prefeitura, onde será o lançamento, fica na rua Francisco Franco, 133, Centro.

Publicado em: 9 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo