
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, nesta semana, uma nova fase do programa Pró-Visão, que tem como objetivo atender pacientes que aguardam por consultas e exames oftalmológicos na rede municipal de saúde. A nova etapa começou nesta quinta-feira (01/08), na UnicaFisio, no bairro Rodeio, e seguirá até o dia 8 de agosto. Uma nova ação está prevista para outubro, novamente em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes.
A primeira fase da força-tarefa foi realizada na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba e contabilizou 613 atendimentos. O serviço foi apresentado no início de julho pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis. A meta do programa é alcançar 1,5 mil pacientes, entre adultos e crianças, que aguardam por atendimento oftalmológico na cidade.
De acordo com a administração municipal, desde janeiro, a fila por esse tipo de atendimento caiu de 14.757 para 11.798 pacientes — uma redução de 20,4%.
“Iniciamos a gestão com vários desafios na saúde, em especial a demanda que ficou reprimida nos últimos anos. Para que a saúde volte a funcionar como deve, com mudanças nos postos e em outras unidades, foi preciso fazer uma força-tarefa, com parcerias, empenho e dedicação. Os resultados já estão aparecendo, com redução de filas e melhor atendimento para quem mais precisa”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito Téo Cusatis também destacou a relevância da iniciativa. “De cada 100 consultas, cerca de 50% dos encaminhamentos são para oftalmologia. A retomada do diálogo e a construção de novas parcerias são fundamentais para que possamos colocar a saúde da cidade de volta no caminho certo”, disse.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforçou que o atendimento oftalmológico é uma das prioridades da gestão. “Estamos comprometidos em dar uma resposta concreta à população que aguarda por estes atendimentos. Cuidar da visão é cuidar da qualidade de vida”, afirmou.
O Pró-Visão teve início no primeiro semestre com o Mutirão de Oftalmologia, em parceria com a Clínica Boucault, que realizou 750 atendimentos. Em junho, outro mutirão, desta vez voltado à cirurgia de catarata, foi lançado em parceria com a Santa Casa de Mogi das Cruzes, com previsão de 908 procedimentos ao longo de seis meses — média de 100 por mês.
Com o aditivo de contrato firmado com a Santa Casa, o número mensal de cirurgias oftalmológicas na Cidade passou de 59 para 159, ampliando significativamente os atendimentos especializados à população.














