
Mogi das Cruzes superou a marca de 50% de cobertura vacinal contra a gripe entre os grupos prioritários. Segundo dados atualizados nesta sexta-feira (5), foram aplicadas 109.434 doses, o que representa 50,07% do público-alvo vacinado. O índice coloca o município à frente das médias nacional (42,75%), estadual (43,48%) e regional (40,62%), além de liderar entre as cidades do Alto Tietê com mais de 200 mil habitantes.
Para ampliar a cobertura, a Prefeitura realizou uma ação especial no Mercado Municipal, onde 201 doses foram aplicadas em um único dia. A estratégia busca facilitar o acesso da população aos imunizantes, especialmente em um momento de aumento dos casos de doenças respiratórias, típicos do inverno.
Entre os grupos prioritários, 53,74% dos idosos já se vacinaram, além de 43,09% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 38,14% das gestantes — todos ainda abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
“A vacinação é uma ferramenta essencial, principalmente neste período em que os problemas respiratórios se intensificam. Estamos levando a vacina onde as pessoas estão para garantir o cuidado e salvar vidas”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.
A campanha tem utilizado estratégias como vacinação em drive-thru na Avenida Cívica (com 2.790 doses aplicadas em um dia), visitas às escolas municipais até o fim de junho e pontos fixos nas UBSs e unidades com horário estendido. Desde terça-feira (1), a vacina também é oferecida em unidades pediátricas da cidade.
O imunizante utilizado é o trivalente, que protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacinação segue disponível enquanto houver doses em estoque, nas UBSs e ESFs de segunda a sexta, das 8h às 16h30, com extensão até 18h em sete unidades da Cidade.














