
A Secretaria Municipal de Cultura realizará uma visita noturna monitorada às Igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, no próximo 4 de abril (quinta-feira). Com apenas 60 vagas disponíveis, o passeio gratuito faz parte do programa Roteiros do Patrimônio e promete uma imersão na história e na arte sacra do período colonial mogiano.
As inscrições serão abertas na segunda-feira (31/03), a partir das 9h, através de formulário online. O encontro está marcado para as 19h, no Largo do Carmo, onde os participantes serão guiados pelo conservador e arte-educador Marcos Siqueira.
História
Erguidas em meados do século XVIII, as igrejas são verdadeiros tesouros arquitetônicos, com pinturas, talhas e imaginárias que retratam a evolução urbana e religiosa da cidade. Destaque para o Museu das Igrejas do Carmo, que integra o complexo e guarda um rico acervo de arte sacra.
A Igreja da Ordem Terceira chama a atenção pelo seu forro pintado, uma raridade do período pré-cafeeiro, e pelo retábulo em madeira entalhada, que mescla os estilos Barroco e Rococó com influências das igrejas mineiras. Já a sacristia impressiona pelos detalhes de inspiração asiática, revelando a riqueza cultural do local.
Tombadas e restauradas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nas décadas de 70 e 80, as igrejas são símbolos da preservação do patrimônio histórico mogiano.
Serviço:
Data: 4 de abril (quinta-feira)
Horário: 19h
Ponto de encontro: Largo do Carmo
Inscrições: A partir de 31/03 (segunda), às 9h, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAVdXmYtC4pRTtCtGFG9umWY4kHwCw-xYcYr2ggJQ72WJFyg/closedform
















