
A Rota da Luz, que parte de Mogi das Cruzes, passando pelo distrito de Sabaúna, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, contará com reforço no policiamento a partir desta terça-feira (2). O Governo de São Paulo deu início à Operação Romeiros 2025, que mobilizará cerca de 2,2 mil policiais para garantir a segurança dos peregrinos que seguem a pé até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
O anúncio foi feito durante evento no Santuário Nacional, em Aparecida, quando também foram entregues 22 novas viaturas à Polícia Militar, fruto de investimento de R$ 3,3 milhões para ampliar a segurança na região do Vale do Paraíba. O Estado informa que também vai reforçar a segurança no “Caminho da Fé”, que se inicia em Águas da Prata em direção à cidade ao Santuário de Aparecida.
“Esse ano nós antecipamos o início da Operação Romeiros para setembro porque sabemos que alguns peregrinos começam a fazer o percurso até aqui antes de datas importantes, como em 12 de outubro. Eles poderão contar com as nossas forças de segurança, que tiveram o efetivo ampliado esse ano justamente para dar toda essa cobertura”, afirmou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da ação para a proteção dos fiéis. “Cerca de 9 milhões de turistas passaram por aqui no ano passado e a tendência é que ainda mais pessoas cheguem até a cidade neste ano. Por isso, fizemos todo o planejamento operacional com o objetivo de fazer com que cada momento vivido aqui seja em plena segurança”, disse.

Estado entregou 22 novas viaturas à Polícia Militar para reforçar a segurança (Foto: SSP)
A operação também reforçará o policiamento em outros destinos religiosos da região, como o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, e a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
Todos os anos, milhares de devotos percorrem a pé a Rota da Luz e o Caminho da Fé, partindo de diferentes cidades rumo a Aparecida, para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.















