terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
A concessão do espaço usado pela clínica de nefrologia Diaverum, que atende 414 pacientes, vence em 20 de janeiro de 2025. (Foto: Reprodução Internet)

Risco à hemodiálise: demora na renovação de contrato pode comprometer oferta dos serviços em Mogi

Silvia Chimello

O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL), alerta sobre o risco de interrupção dos serviços de hemodiálise na Cidade. A concessão do espaço usado pela clínica de nefrologia, que atende 414 pacientes, vence em 20 de janeiro de 2025, e até o momento, a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde ainda não concluíram o processo de renovação do contrato.

Segundo Farofa, a clínica tem planos de expansão para atender até 600 pacientes em 2025, com investimento previsto de R$ 6 milhões. No entanto, sem a renovação da concessão, esse projeto ficará inviável. “Se não tivermos uma definição rápida, a cidade pode enfrentar um colapso no atendimento. A burocracia e os prazos apertados tornam inviável a realização de uma licitação no curto prazo”, afirmou.

Francimário Farofa critica a demora para a renovação do contrato de serviço (Foto: Divulgação CMMC)

O vereador observa que a Prefeitura demonstrou celeridade em prorrogar outros contratos, como o de transporte público, mas não trata com a mesma urgência a renovação deste serviço essencial. “Vimos pacientes internados no Hospital Luzia esperando vagas de diálise que poderiam liberar leitos se as sessões fossem feitas em ambulatório. Isso é um absurdo”, disse.

Farofa informou que discutiu o tema com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e levou a questão à prefeita eleita, Mara Bertaiolli (PL), e ao vice Téo Cusatis (PSD), que também já tiveram uma reunião com os diretores da clínica no final de novembro . Ambos se comprometeram a buscar soluções jurídicas para garantir a continuidade dos serviços. “A nova gestão não pode deixar os pacientes sem tratamento. Isso seria jogar vidas na rua”, concluiu.

Com o prazo apertado, pacientes e familiares aguardam uma resolução que permita a continuidade e ampliação do atendimento de hemodiálise em Mogi, evitando deslocamentos para outros municípios e garantindo o tratamento de qualidade.

 

Equipe da nova gestão se reuniu no final de novembro para discutir projetos com a direção da clínica Diaverum

Questionamentos

A Comissão de Transição da Gestão 2025/2028 explica que acompanha de perto a questão da permissão de uso do prédio pela Clínica Diaverum para que não haja descontinuidade do serviço de hemodiálise em Mogi das Cruzes.

Os técnicos que estão participando do processo de transição da administração alegam que já foram encaminhados ofícios à Prefeitura, questionando o andamento que será dado pela atual gestão ao assunto e, “aparentemente, a Prefeitura está numa situação de indecisão jurídica sobre a forma de fazer essa permissão”.

A equipe de transição acrescenta, em nota encaminhada à reportagem da Vanguarda, que “acompanha a questão e, se a Prefeitura não tomar providência até o final do ano, já está estudando uma solução a ser adotada nos primeiros dias de janeiro para garantir a continuidade do serviço”, diz em nota encaminhada à Vanguarda, salientando que a cessão do prédio será encerrada no dia 20 de janeiro.

A equipe jurídica da prefeita eleita informa ainda que está fazendo todos os estudos e preparando todas as opções para resguardar a continuidade de serviços essenciais à cidade.

Estado

Também questionado pela reportagem da Vanguarda, o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo afirma que recebeu a solicitação para cessão do prédio que realiza o atendimento de hemodiálise e a proposta está em análise. “Todas as ações serão efetuadas para que não haja comprometimento do atendimento na unidade e a concessão de uso está vigente até janeiro de 2025”, diz a nota da Secretaria de Estado de Saúde.

Publicado em: 5 de dezembro de 2024

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo