
Na manhã desta quinta-feira (17), a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o vice-prefeito Téo Cusatis se reuniram com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê (Sincomércio) e com empreendedores de rua para debater, de forma conjunta, o processo de revitalização do centro de Mogi das Cruzes.
“Foi um encontro extremamente positivo. Nosso objetivo é resgatar o protagonismo do centro como polo de desenvolvimento econômico e geração de empregos”, afirmou a prefeita.
Entre as ações previstas estão o reforço na segurança pública e a revitalização de espaços importantes, como a Praça Oswaldo Cruz — que voltou a contar com uma base da Guarda Municipal —, o Largo do Rosário, além de outros pontos como calçadões, praças e vias estratégicas, como a Rua Professor Flaviano de Melo.
“Essas melhorias vão atrair novamente os consumidores para o centro da cidade, criando um ambiente agradável, seguro e acolhedor para compras e lazer com a família”, destacou Mara.
O vice-prefeito Téo Cusatis também ressaltou que já está em andamento o processo de desapropriação do prédio do antigo Liceu Braz Cubas, localizado na Rua Capitão Manoel Caetano. O espaço será reativado, atraindo diariamente de 2 mil a 3 mil pessoas, além de acompanhantes. “Essa movimentação intensa vai aquecer toda a região central, beneficiando o comércio, os restaurantes e demais serviços”, completou.
Como parte do projeto de revitalização, a prefeita também dialogou diretamente com os empreendedores do Largo do Rosário sobre a reorganização dos espaços de trabalho. Ela garantiu que todos terão participação ativa nas decisões da administração. “Nenhuma mudança será feita até o fim do ano. Estamos trabalhando com diálogo e transparência, sempre ouvindo a população para construir as melhores soluções”, reforçou.
Parceria e união
O encontro foi encerrado com a formalização de uma parceria entre o Sincomércio, representado pelo presidente Valterli Martinez, e os empreendedores Meire, Carlos e Mircéia, que atuam no Largo do Rosário com licença regularizada. Eles se comprometeram a acompanhar de perto os projetos da Prefeitura, que também incluirão ações voltadas ao turismo diurno, conforme mencionado pelo vice-presidente da CDL e diretor do Sincomércio, Luiz Martins.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, e o chefe de gabinete do vice-prefeito, coronel Eli Nepomuceno.