Foto: Jonny Ueda

Retrocesso: Mogi das Cruzes cai nove posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

A cidade de Mogi das Cruzes teve uma queda de nove posições no mais recente Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa indicadores de 411 cidades em todo o Brasil com mais de 80 mil habitantes. Os dados recentes revelam um retrocesso no desempenho do município sob a gestão do prefeito Caio Cunha (Podemos).

Mogi encontra-se na 139ª posição na classificação do País. No ano passado, o município era o 130º colocado. Além da queda no ranking nacional, o município a cidade outros retrocessos.

O estudo do CLP, que está em sua 5ª edição, se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões. São elas: Instituições; Sociedade; e Economia – considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

No quesito Sociedade, que abarca qualidade da Saúde, acesso à Educação, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Mogi despencou 15 posições no comparativo com o ano passado e está na 76ª colocação.

No âmbito econômico, que aborda questões como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, crescimento da renda do trabalhador formal e o crédito per capita, a cidade retrocedeu 11 posições e passou para a 288ª colocação.

Metodologia

O Ranking de Competitividade dos Municípios leva em consideração 13 aspectos – cada um com um peso diferente, para compor a nota geral de cada município. Assim, searas como Inovação, Dinamismo Econômico, Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública reúnem a maior pontuação. Mas há ainda dados sobre Educação, Saúde, Segurança Pública, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Capital Humano e Inserção Econômica.

O levantamento da CPL oferece ao cidadão a possibilidade de analisar a atuação dos agentes públicos. O estudo oferece um panorama do desempenho e da atuação da gestão municipal na condução do desenvolvimento local.

A gestão do prefeito Caio Cunha, tem colecionado marcas negativas nos últimos anos. Exemplo disso é o desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado neste mês pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo os dados, a cidade não atingiu a meta de 6,6 pontos – ficou em 6,3, mesmo índice obtido em 2021.

Isso significa que pode ter havido retrocesso na qualidade do ensino oferecido aos estudantes mogianos, já que o município detinha a mais alta pontuação da série histórica – 6,9, antes de Cunha assumir a Prefeitura de Mogi.
O Ideb é o mais importante indicador da área no País. O levantamento é considerado o raio-X da atuação da gestão em Educação.

Publicado em: 30 de agosto de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×