terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Represa do Rio Jundia, em Taiaçupeba, apresenta a situação mais crítica (Foto: Jonny Ueda) é a

Represas do Sistema Produtor do Alto Tietê operam com apenas 30% da capacidade

Silvia Chimello

O volume das represas que formam o Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT) caiu para 30,5% da capacidade nesta segunda-feira (25/08), bem abaixo dos 54,5% registrados no mesmo período do ano passado. A redução de quase 24 pontos percentuais em um ano evidencia o impacto da estiagem prolongada e acende um alerta sobre a situação hídrica na região.

Apesar do cenário preocupante, o abastecimento em Mogi das Cruzes não corre risco imediato de racionamento, segundo o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). Isso porque a captação é feita no Rio Tietê, na Estação Pedra de Afiar, onde o nível da água está em 1,22 metro, considerado adequado para o processo. Há quatro meses, o canal registrava 1,50 metro e, no mesmo período do ano passado, 1,65 metro, o que mostra também uma tendência de queda.

O Semae ressalta que o nível do Tietê no ponto de captação não depende apenas das chuvas, mas também da operação das represas a montante, feita pela Sabesp e SP Águas. “É importante esclarecer que a demanda por água doce já supera a disponibilidade hídrica. O aquecimento global provoca secas prolongadas e o desmatamento descontrolado destrói nascentes e reduz a capacidade da natureza de regular os ciclos da água. É fundamental que todos repensem o consumo, porque a água é nosso recurso mais precioso”, destacou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.

Mogi é abastecida com a água captada na Estação Pedra de Afiar, no Rio Tietê (Foto: PMMC)

Já o quadro do SPAT vem se agravando nas últimas semanas. No dia 25 de julho, os reservatórios estavam em 35,8%, mas perderam mais de cinco pontos percentuais em apenas um mês. A falta de chuvas é um dos principais fatores. Em agosto do ano passado, a região registrou 31,7 milímetros de precipitação, contra apenas 2,5 milímetros neste ano.

Entre as cinco represas do sistema, a Jundiaí apresenta a situação mais crítica, com 18,59% da capacidade. Em seguida aparecem Biritiba, com 26,02%, e Ponte Nova, com 29,79%. Taiaçupeba está em 38,64% e Paraitinga tem a condição mais favorável, com 48,32%.

Outros mananciais que abastecem a Grande São Paulo também enfrentam baixos níveis, mas em situação menos grave que a do Alto Tietê. O Sistema Cantareira, por exemplo, está com 36,1% da capacidade, enquanto Guarapiranga opera com 55,6%, segundo dados do Portal dos Mananciais.

O mês de julho já havia registrado o segundo menor volume de chuvas desde 2012 na região do Alto Tietê, com apenas 7,1 milímetros. Em agosto, o índice caiu ainda mais, para 2,5 milímetros até o momento. Especialistas alertam que, se não houver melhora no regime de chuvas nos próximos meses, a região poderá enfrentar maiores dificuldades no abastecimento, reforçando a necessidade do uso consciente da água pela população.

SEMAE ALERTA

Mesmo sem riscos de racionamento por enquanto,  o Semae reforça o alerta sobre o uso consciente de água é permanente, sobretudo nos meses mais quentes do ano (que se aproximam), em que o consumo é mais elevado. Veja alguma dicas para economizar água:

* Tome banhos de, no máximo, 5 minutos, e feche o chuveiro enquanto se ensaboa;

* Feche a torneira enquanto escova os dentes (ou, melhor ainda, use um copo com água);

* Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)

* Feche a torneira ao ensaboar as louças;

* Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;

* Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;

* Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;

* Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);

* Não utilize o vaso sanitário como lixeira;

* Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.

 

 

 

Publicado em: 25 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo