quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

“Relicários de Memória e Cor”: mini documentário poético sobre arte feminina estreia no YouTube

O mini documentário “Relicários de Memória e Cor” estreou no sábado passado (20), no canal do Ateliê Onírica, no YouTube. Com 12 minutos de duração e classificação livre, a produção apresenta uma narrativa poética e sensível sobre a jornada criativa e afetiva das mulheres participantes do projeto Onírica – Ateliê Itinerante, realizado em Poá, entre os meses de setembro e outubro. Idealizado pela artista e pedagoga Ariane de Moraes, o projeto encontrou em uma Kombi de 1996 a possibilidade de criar um espaço móvel, versátil e afetivo, capaz de se transformar em ateliê de criação coletiva por onde passa.

A Kombi, que dá movimento ao projeto Onírica, também é uma obra de arte em si. Revitalizada pela própria artista, recebeu novos ares e ganhou um corpo único: sua funilaria foi estampada com retalhos de tecidos que carregam memórias, afetos e histórias da trajetória de Ariane de Moraes. Assim, o veículo transcende a função de transporte e se transforma em um ateliê itinerante de arte têxtil, capaz de abrir suas portas e costurar encontros criativos em qualquer lugar, aproximando pessoas por meio da moda, da sustentabilidade e da educação.

O filme revela o delicado bailado das mãos que transformam tecidos em arte e memórias em cor, celebrando saberes ancestrais, práticas sustentáveis e a força que nasce do encontro entre mulheres e natureza. A narrativa acompanha o processo coletivo de criação, a descoberta das cores extraídas da própria natureza e a potência presente quando mulheres se reúnem para compartilhar conhecimentos, afetos e caminhos.

Cada relato, cada olhar e cada toque de cor compõem um verdadeiro relicário vivo, expressão da memória, da sustentabilidade e da força feminina. O documentário evidencia a beleza da arte manual, o impacto social do projeto e a presença da ancestralidade que atravessa a história de cada participante, tornando-se uma celebração do encontro entre comunidade, natureza e criação artística.

Comprometido com a inclusão, o vídeo contará com tradução em Libras e legendas, garantindo acessibilidade e participação ampla do público. Entre seus objetivos estão ampliar o alcance do projeto para além do território físico, dar visibilidade ao seu impacto artístico, social e formativo, fortalecer a presença digital do Ateliê Onírica e registrar memórias e processos de criação, pesquisa e empoderamento feminino.

O Onírica – Ateliê Itinerante recebeu financiamento pela Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e produção executiva da Okê! Produções Culturais.

Serviço
Estreia: “Relicários de Memória e Cor”
Onde assistir: Canal do Ateliê Onírica – YouTube
Classificação: Livre

Publicado em: 23 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo