terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Recolhimento de resíduos nos ecopontos de Suzano ultrapassa 3 mil toneladas em quatro meses

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos fechou o primeiro balanço quadrimestral referente à quantidade de resíduos retirados nos quatro ecopontos da cidade em 2025, que são administrados pela Concessionária Renova Suzano. Neste período, foi contabilizado o recolhimento de 3.073,99 toneladas de materiais recicláveis, incluindo os rejeitos, os entulhos limpos e as madeiras que foram encontradas em cada um dos locais. Esse trabalho se integra às práticas sustentáveis que são desenvolvidas no município, que ainda conta com a Central de Triagem do Miguel Badra e a operação ‘Cata-Treco’.

Contando os dois primeiros itens (rejeitos e entulhos limpos), foram registradas 680,99 toneladas em janeiro; 782,19 em fevereiro; 490,25 em março; e 469,58 em abril, que se somam às 650,98 toneladas referentes ao terceiro item listado (madeiras), abrangendo todos os ecopontos. O número contabilizado em quatro meses é 76% maior do que o balanço registrado nos seis primeiros meses do ano passado, que fechou em 1.771 toneladas de materiais recicláveis, e 50% maior do que a quantidade que foi recolhida em todo o ano de 2023, quando foram registradas cerca de 2 mil toneladas.

O resultado é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a iniciativa privada e, especialmente a população, que tem aderido às iniciativas voltadas à coleta seletiva ao garantir o descarte adequado de resíduos.

Vale destacar que os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, para receber materiais utilizados na construção civil, incluindo tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos, latas de tinta vazia, resíduos provenientes de podas e jardinagem, além de recicláveis como papel, vidro, metal, plástico e isopor. Também é importante ressaltar que as unidades têm suas especificidades quanto à natureza e capacidade de acolher resíduos.

A unidade do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186) acolhe resíduos da construção civil (até um metro cúbico/dia), móveis, eletroeletrônicos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. O ecoponto Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) recebe resíduos de construção civil – mesma quantidade da unidade do Parque Maria Helena -, bem como eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias.

Já as duas unidades da região norte, incluindo a do Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e a do bairro Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553) acolhem resíduos da construção civil – também com o limite de 1 metro cúbico por dia -, além de móveis, eletroeletrônicos e resíduos de poda e jardinagem. No ecoponto do Dona Benta, também são depositados recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Já para quem precisa descartar pneus, o endereço do Boa Vista deve ser utilizado.

Para intensificar este trabalho, foi confirmado pela Prefeitura de Suzano, no evento que celebrou os cem dias da gestão Pedro Ishi, o início das intervenções que garantirão a implantação de um ecoponto no bairro Miguel Badra, com a ordem de serviço assinada pelo prefeito e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. O equipamento aprimorará a gestão de resíduos sólidos na cidade ao proporcionar um novo local para descarte adequado de materiais, com vistas à proteção do meio ambiente. Assim, será mais uma opção para a população.

Destinação
A gestão de resíduos sólidos na cidade também contempla a Central de Triagem do Miguel Badra, que recebe e trata parte dos materiais que são recolhidos por meio do trabalho relacionado à coleta seletiva municipal, realizada pela Concessionária Renova.

Estima-se que há dois mil catadores em Suzano, sendo que 16 são associados à Cooperativa Univence, que tem contrato com a administração municipal para recebimento, triagem, prensagem, destinação adequada de recicláveis e educação ambiental.

Os materiais são comercializados a empresas recicladoras da região. Essa comercialização é comprovada à Prefeitura de Suzano por meio de notas fiscais emitidas pela cooperativa.

‘Cata-Treco’
A Operação Cata-Treco, executada pela Secretaria Municipal de Governo, é um outro serviço que reforça a gestão de resíduos sólidos do município. O trabalho é desenvolvido por meio do recolhimento, nas casas, de madeiras, mesas, sofás, colchões, eletrodomésticos e utensílios que não possuem mais seu uso original. Só não fazem parte desta ação, a retirada de pneus, vidros e resíduos de construção civil.

A atuação foi impulsionada pelos novos veículos, dos modelos Volkswagen Worker 17180 e um Volkswagen Constellation 15130, que foram apresentados pela Prefeitura de Suzano no dia 19 de março, para garantir o recolhimento de até 18 toneladas de materiais inservíveis por dia. Os caminhões têm percorrido toda a cidade, sempre de segunda a sexta, de 9 às 17 horas, e nos sábados, de 9 horas ao meio-dia.

O cronograma de atividades é elaborado para atender as demandas que já estão registradas pela Secretaria Municipal de Governo e novos pedidos que surgirem por meio do WhatsApp (11) 94555-3867, canal destinado às solicitações.

Para combater os chamados “pontos viciados”, a administração municipal também orienta os munícipes a utilizarem os canais da Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800-774-2007 ou no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.

O prefeito Pedro Ishi destacou que os inúmeros serviços, aperfeiçoados durante a gestão Rodrigo Ashiuchi, buscam garantir as condições necessárias para que a população possa colaborar com o descarte adequado de resíduos. “Temos um compromisso com a preservação do meio ambiente e com a saúde da nossa população. Por isso, temos uma estrutura capaz de acolher as demandas dos bairros e proporcionar que os serviços essenciais cheguem em toda a cidade, beneficiando cada vez mais munícipes com o trabalho. Estamos dando continuidade e aprimorando o trabalho feito pelo sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi para tornar Suzano uma cidade cada vez melhor e com mais qualidade de vida para nossos moradores”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.

 

Publicado em: 15 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo