
A duplicação da avenida Pedro Romero, em Mogi das Cruzes, marcará o início do Projeto Integra Mogi, iniciativa da atual gestão municipal voltada à melhoria da mobilidade urbana e integração dos bairros. O anúncio foi feito pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis durante o balanço dos 100 primeiros dias de governo.
O projeto começa pelo trecho entre os bairros Rodeio e Cezar de Souza, conectando-se às obras do Corredor Nordeste — que está em execução entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e João XXIII, após ter sido retomado neste ano.
A duplicação será realizada em parceria com a iniciativa privada, sem custos para o município. O convênio firmado com a empresa Alden Desenvolvimento Imobiliário prevê a construção de uma quarta pista ao longo de 2 quilômetros da avenida Pedro Romero, além da implantação de iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. O investimento previsto é de R$ 10 milhões.
A nova pista será executada no trecho entre a rotatória da avenida Antônio de Almeida e a avenida Francisco Rodrigues Filho, promovendo maior fluidez ao tráfego na região leste da cidade.
A obra se integrará ao Corredor Nordeste, que terá 2,4 quilômetros de extensão e ligação com o viaduto da avenida Dante Jordão Stoppa. Esta nova via oferecerá uma alternativa à já sobrecarregada avenida Ricieri José Marcatto, beneficiando bairros como Cezar de Souza, Jardim Armênia e parte do Centro.
O Integra Mogi também prevê a conclusão do Anel Perimetral Sul, com investimento estimado em R$ 120 milhões. Com 4,1 quilômetros de extensão, o novo trecho ligará a rodovia Mogi-Bertioga à Mogi-Salesópolis, passando pela avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. A via terá duas pistas com duas faixas cada, ciclovia, sete rotatórias e 14 paradas de ônibus.
O projeto foi apresentado ao Governo do Estado em fevereiro, em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e o secretário municipal de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini.














