terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Projeto ‘Colaboração’, de Suzano, chega à escola do Nova América e alerta pais sobre fake news

O projeto “Colaboração”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Pública de Suzano, chegou nesta terça-feira (22) à Escola Municipal Engenheiro Isaias Martinelli Gama, no Jardim Nova América, para reforçar seu compromisso de combater a desinformação junto aos moradores dos quatro cantos da cidade.

A iniciativa teve como público-alvo pais e responsáveis pelos alunos matriculados na unidade escolar, que receberam orientações do controlador geral do município, César Braga, e do filósofo, professor e escritor Moacir Ferreira. A atividade mobilizou mais de 150 munícipes durante os encontros que foram realizados tanto na parte da manhã quanto no período da tarde.

Agora já são mais de 1,1 mil moradores capacitados pela iniciativa, que acabou se tornando uma ferramenta fundamental para a conscientização e formação de cidadãos críticos e bem informados. Por meio de palestras, rodas de conversa e outras ações educativas, a população está sendo incentivada, desde 2023, a refletir sobre o papel da comunicação e a importância de disseminar conteúdo responsável e preciso.

César Braga destacou a relevância de trabalhar estes conceitos com os pais de alunos. “Sabemos que as crianças e os adolescentes estão muito inseridos no universo digital e, por isso, temos que alertar as famílias quanto às questões que merecem atenção neste contexto. O combate à desinformação preserva o desenvolvimento pleno dos alunos pois chama atenção para os sinais que os fazem desconfiar de conteúdos falsos”, ressaltou o controlador geral.

Já Moacir Ferreira pontuou que o local foi estrategicamente escolhido para alcançar os objetivos do projeto. “Utilizamos a educação como uma grande propulsora da análise dos problemas sociais por ser o núcleo por onde devemos começar a resolver nossas questões. Se tivermos a escola como ponto inicial, a chance de alcançar a sociedade é muito maior, pois esta é uma referência de formação e informação para combate às ‘fake news’”, frisou o professor.

Além dos conceitos sobre “fake news”, os palestrantes convidados têm se dedicado a compartilhar noções sobre redação de textos, fotografia e uso adequado das redes sociais, com ênfase na clareza das informações veiculadas na internet. Além disso, por meio das apresentações, os diferentes segmentos da sociedade estão ampliando seus conhecimentos sobre as plataformas e seu papel estratégico e responsável, favorecendo a disseminação de informações precisas.

Em seus dois anos de atividades, o projeto “Colaboração” já contemplou comerciantes, empreendedores, líderes religiosos, servidores públicos municipais, estudantes do ensino público, profissionais da Educação, representantes de grêmios estudantis e universitários, entre outros, com os quais estão sendo discutidas as diferenças entre mídias sociais e redes sociais, assuntos como “fato ou fake”, inteligência artificial e cyberbullying, assim como temas relacionados ao mundo da comunicação e do marketing.

Para o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, a iniciativa tem se mostrado efetiva pelos resultados que têm sido alcançados. “É gratificante observar como, ao longo desse tempo, muitas pessoas têm se dedicado a aprender e a identificar notícias falsas, passando a agir de forma mais responsável no ambiente digital. Buscamos as melhores formas de ensinar e conscientizar o maior número possível de pessoas, visando aumentar o conhecimento sobre mídias sociais e garantir que a internet continue sendo um espaço de aprendizado e crescimento para todos”, declarou o titular da pasta.

Convidados
Os convidados desta edição compartilharam a experiência de décadas de trabalho e uma atuação de destaque na defesa da cidadania, com participação de importantes discussões em prol do desenvolvimento da sociedade.

Morador de Suzano há 45 anos, César Braga é formado em Direito pela Universidade Braz Cubas (UBC) e especializado em Solução de Conflitos Extrajudiciais, Mediação e Arbitragem pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). O advogado também se aprofundou em áreas como Gestão de Ouvidoria, Comunicação Não Violenta (CNV), Integridade Pública e Atividade Correcional.

Já Moacir Ferreira é doutor e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com programa intercalar com a Universidade Católica Portuguesa (UCP – Lisboa). Ele também é bacharel em filosofia pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom); professor e coordenador de curso do Centro Universitário Faveni (Unifaveni) de Guarulhos; e professor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI.

Publicado em: 23 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo