
Por Maria Salas
O mês de novembro promete muita arte e diversão no SESI Mogi das Cruzes, que preparou uma programação cultural gratuita e variada para toda a família. Serão dias de cinema, teatro, música, literatura, oficinas criativas e exposição, em uma agenda que celebra a diversidade das expressões artísticas.
Logo no início do mês, o ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos 2025, que está em sua 33ª edição, traz três sessões de filmes que unem arte, meio ambiente e direitos humanos. O festival, pioneiro no tema no Brasil, acontece nos dias 12 e 19 de novembro, sempre às 19h30, com exibição dos títulos Abá e Sua Banda, Mama Minha e Topografia de um Desnudo. A primeira exibição ocorreu no dia 5.
Nos dias 14 e 15 de novembro, o público infantil ganha destaque com o espetáculo “Mundo Sonha Mundo – Teatro de Sobras”, que mistura tecnologia, imaginação e viagem no tempo, em sessões às 14h e 16h. No dia 15, a diversão começa mais cedo com a oficina “Marionete de Sobras”, às 10h, onde crianças e famílias poderão criar bonecos com materiais recicláveis.

Mundo sonha Mundo / Foto: Aloander
Ainda no dia 15, das 13h30 às 15h30, acontece a tradicional Feira de Troca de Livros, que incentiva a leitura e a economia circular. Basta levar um ou mais livros em bom estado e trocá-los por outros exemplares disponíveis no local.
A programação segue com muita música. No dia 18 de novembro, às 14h, a banda Baruiada apresenta o show “Um Show Baruiento”, um espetáculo bilíngue em português e Libras, voltado para o público infantil, repleto de brincadeiras, palhaçaria e ritmos populares brasileiros.
O teatro volta ao palco no dia 27 de novembro, às 19h30, com o espetáculo “Vagamundo”, da Trupe de Festim. A peça, permeada pela arte do palhaço, propõe reflexões sobre a vida, o trabalho e a própria existência humana.

“Vagamundo”, da Trupe de Festim / Foto: Danilo Ferrara
No dia 28 de novembro, às 20h, o público será convidado para uma viagem sonora com o espetáculo musical “Shosholoza – Uma Viagem Sonora”, da Cia Deodara, que celebra a ancestralidade africana e a cultura negra brasileira.

“Shosholoza – Uma Viagem Sonora”, da Cia Deodara / Foto: José de Holanda
Encerrando o mês, no dia 29 de novembro, às 19h, o palco do SESI recebe o “Lado Loko Cast Rap em Cena – 8ª Edição”, com artistas como Mensageiro de Deus, Poeta Celso Xavier, Mano Cocada, A.B.N, Mistura de Fatos e Binho Brown, prometendo uma noite vibrante dedicada à cultura hip-hop.

“Lado Loko Cast Rap em Cena – 8ª Edição” / Foto: Divulgação
Durante todo o mês, o público também pode visitar a exposição “Ruptura de Nós”, de Gilberto Júnior, que fica em cartaz até 29 de novembro. A mostra propõe uma reflexão sobre ancestralidade afro-indígena e processos de reconexão, por meio de obras feitas com terra crua e tintas naturais, disponíveis para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h.
Toda a programação é gratuita. Algumas atividades requerem reserva antecipada, que pode ser feita pelo portal Meu SESI.
O SESI Mogi das Cruzes está localizado na Rua Valmet, 171, em Braz Cubas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4723-6900 ou pelo site (www.sesisp.org.br).
















