
Na semana da Black Friday, o Procon Mogi das Cruzes reforça as ações de orientação e fiscalização para evitar que consumidores sejam prejudicados durante o período de promoções. A equipe do órgão ampliou o monitoramento a práticas abusivas e fraudes virtuais, especialmente a chamada “pescaria”, golpe em que criminosos tentam obter dados pessoais e bancários por meio de links falsos e mensagens enganosas.
O Procon recomenda que o consumidor verifique a reputação da loja, confirme se o site utiliza conexão segura — identificada pelo “https” — e desconfie de descontos muito acima da média. Também orienta acompanhar preços com antecedência para escapar da “maquiagem de preço”, quando produtos são anunciados como se estivessem com desconto, mas tiveram valores elevados previamente.
Outra medida importante é evitar compras por impulso e certificar-se de que a empresa possui canais oficiais de atendimento e CNPJ válido. “Outra orientação é optar pelo pagamento com cartão de crédito ou plataformas de pagamento seguras, pois facilitam o cancelamento em caso de fraude”, afirma o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Álvaro Nicodemus Sanvido.
Durante todo o período promocional, o Procon acompanhará denúncias e reclamações enviadas pela população, atuando para coibir práticas ilegais e garantir os direitos do consumidor. Irregularidades podem ser denunciadas pelo e-mail procon.fisc@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo telefone (11) 4798-5090 ou diretamente na sede do órgão.














