terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Prevenção: Saúde de Suzano detecta 24 casos de ISTs após 1.538 testes na campanha “Fique Sabendo!”

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou 1.538 testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a campanha “Fique Sabendo!”, que foi realizada nos equipamentos da rede municipal entre 24 de novembro e 5 de dezembro.

O trabalho, conduzido pelo Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), garantiu, após resultados reagentes, a detecção de 17 casos de sífilis, um de hepatite C e seis de HIV. Este último grupo já está sendo acompanhado pelas equipes técnicas da Prefeitura de Suzano.

Toda a população teve a possibilidade de realizar a testagem durante a campanha, que teve como público-alvo os homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e transsexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

Ao todo, foram realizados 467 testes e 61 coletas para identificação da presença de HIV, 449 testes e 74 coletas para sífilis, 304 testes para hepatite B e 318 para hepatite C. Além das testagens, foram distribuídos insumos de prevenção, e reforçadas informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV.

As ações aconteceram nas unidades da Atenção Básica; na Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, no Cidade Boa Vista; na Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, no Parque Santa Rosa; e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar (Jardim Imperador), Devir (Vila Costa) e Álcool e Drogas – AD (Vila Costa), assim como na sede do SAE/CTA, no Parque Suzano.

Vale destacar que nesse período ainda foi promovido o “Dia D” da campanha, em 29 de novembro. Nessa data, foram realizados 234 testes, sendo 117 para HIV e 117 para sífilis, nas unidades básicas dos bairros Jardim Colorado, Tabamarajoara, Parque Maria Helena, Casa Branca, Palmeiras, Dona Benta, Jardim Revista, Suzanópolis e centro.

A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV) e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa contemplou os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. “A campanha permitiu a identificação de pessoas vivendo com HIV que não tinham conhecimento do seu status sorológico, além de outras infecções que precisavam ser cuidadas da maneira devida”, ressaltou a coordenadora.

Por sua vez, o secretário Diego Ferreira afirmou que a atividade valorizou mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha, que revelou os casos que mereciam a atenção por parte da pasta e trouxe recomendações sobre as ISTs. Reforçamos as ações na rede municipal, para que a população pudesse fazer os testes, de forma a garantir a prevenção e o tratamento necessários”, declarou o chefe da pasta.

 

Publicado em: 9 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo