
Por Sabrina Pacca
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, nesta sexta-feira (8), aos trâmites para a licitação que viabilizará a reforma e reabertura da UNICAFISIO Braz Cubas, unidade especializada em fisioterapia e reabilitação, localizada ao lado do Hospital Municipal. O equipamento está desativado há quase dois anos.
Após a assinatura do autorizo pela prefeita Mara Bertaiolli, a expectativa é que as obras tenham início em breve, com duração prevista de seis meses e investimento estimado em R$ 2,4 milhões. A nova estrutura terá capacidade para cerca de 3 mil atendimentos mensais.
“Este é um compromisso nosso com a população – a nossa prioridade são as pessoas. Estamos trazendo de volta um serviço essencial, mais perto de quem precisa, com estrutura moderna e cuidado humanizado”, afirmou Mara.
O vice-prefeito Téo Cusatis ressaltou a importância da reativação: “Mais do que retomar uma unidade que não deveria ter sido fechada, estamos reestruturando um equipamento de saúde que devolve qualidade de vida à população”.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destacou que a nova unidade será referência no cuidado integral, especialmente para idosos. “Queremos que os pacientes retomem seus tratamentos com conforto, acolhimento e segurança.”
Moradora do distrito, Aparecida Pinto, ex-paciente da unidade, comemorou: “Ir até o Rodeio era muito difícil para mim. Agora, com a reabertura perto de casa, poderei voltar a cuidar da minha saúde”. O marido, José Pinto, também demonstrou otimismo: “A gente se sente ouvido. É esperança e a chance de voltar a ter uma vida melhor”.
O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, equipes técnicas e administrativas, além do presidente da Câmara, Francimário Vieira de Macedo (Farofa).
Estrutura modernizada
O projeto prevê implantação da Academia da Terceira Idade, reforma completa da piscina terapêutica, salas exclusivas para pilates e oficinas de alfabetização, música e artesanato, além de substituição do telhado e adequações estruturais.
Histórico
Inaugurada em setembro de 2016, na gestão do então prefeito Marco Bertaiolli, a UNICAFISIO foi fechada em 2023, e os atendimentos transferidos para o bairro do Rodeio, a cerca de 10 km, dificultando o acesso de muitos pacientes.