
A Prefeitura de Mogi das Cruzes flagrou, neste final de semana, dois casos de descarte irregular de lixo e entulho na Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, no Parque Olímpico. As ocorrências foram registradas no sábado (05/04) por uma câmera de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI), localizada nas proximidades. Os responsáveis foram autuados em 20 Unidades Fiscais do Município (UFM), correspondendo a R$ 4.766,00 cada.
Em 26 de março, um outro veículo também foi flagrado realizando descarte irregular no mesmo local, e o responsável também foi autuado. Nesse caso, a multa foi de 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a R$ 11.915,00, devido ao tipo de material descartado. O monitoramento na área, próxima ao Ecoponto do Parque Olímpico, seguirá sendo feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Segurança.
“Essa área da avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho é um ponto histórico de descarte irregular, praticado por uma pequena parcela de pessoas, mas que prejudica toda a população e o meio ambiente. Reforçamos a fiscalização com a colaboração da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas. Com a captura da placa do veículo, conseguimos aplicar as penalidades aos infratores”, comentou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
As ocorrências do sábado foram registradas às 14h50 e 15h03, com o acompanhamento da câmera de monitoramento. Em ambos os casos, os motoristas pararam os veículos em um ponto afastado da avenida e procederam ao descarte do entulho.
“Esse tipo de comportamento é inaceitável e não tem justificativa. O bairro conta com um Ecoponto a cerca de 500 metros do local, além de a Prefeitura oferecer toda a estrutura para o recolhimento e destinação adequada do lixo doméstico, além de realizar a Operação Cata-Tranqueira para materiais inservíveis. Não há razão para esse tipo de atitude”, afirmou Ito.
A Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho é um local com frequência de descarte irregular de entulho. Para minimizar o impacto à comunidade, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza limpezas periódicas na área, enviando o material para os locais adequados.
A população pode ajudar na fiscalização do descarte irregular de lixo e entulho. Para isso, basta realizar a denúncia pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.