terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Prefeitura de Suzano anuncia criação da Polícia Municipal, após decisão do Supremo Tribunal Federal

O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, protocolou nesta terça-feira (25), na Câmara, um pedido para alteração do nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal. A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado, na quinta-feira (20), que essas entidades possam atuar no policiamento urbano.

Ao lado do secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco Balbino, e de outras autoridades municipais, o chefe do Poder Executivo suzanense se reuniu com os agentes de todos os grupamentos da GCM para anunciar a mudança e reforçar os benefícios que ela trará para a guarda e para a segurança da cidade.

A decisão do Supremo prevê que as corporações atuem no policiamento ostensivo e comunitário e realizem prisões em flagrante, mas sem poder de investigação. A atuação deve ser restrita ao município e supervisionada pelo Ministério Público, colaborando com as polícias Civil e Militar sem sobrepor suas funções. A decisão foi tomada após um recurso da Procuradoria da Câmara de São Paulo e servirá de referência para outras 53 ações semelhantes em tramitação na Corte.

Para Balbino, a mudança trará mais autonomia e reconhecimento à atuação da GCM. “Essa alteração no nome reflete a realidade do trabalho que já desempenhamos. Nossos agentes estão cada vez mais preparados e atuantes na segurança da população e, com essa mudança, teremos ainda mais suporte para aprimorar nossos serviços”, afirmou o secretário.

Atualmente, a GCM de Suzano é composta por 204 agentes, apresentando um crescimento de 44,6% em comparação com 2017, quando a corporação contava com 141 profissionais. A futura Polícia Municipal conta ainda com 268 armas e 47 viaturas.

Segundo o prefeito, a principal mudança com a alteração do nome deverá vir com a ampliação dos investimentos na corporação. “Essa mudança, viabilizada pelo STF, é um reconhecimento do trabalho da nossa GCM, que atua diariamente para garantir a segurança dos suzanenses. Com a nova nomenclatura, conseguiremos ampliar os investimentos, melhorar as condições de trabalho e fortalecer a atuação dos agentes nas ruas”, afirmou Pedro Ishi.

O prefeito aproveitou a reunião com os guardas para falar sobre essas melhorias. Entre os pontos citados estão a convocação dos guardas remanescentes dos últimos concursos públicos.

Esses novos agentes já serão incorporados com a nova nomenclatura de Polícia Municipal, fortalecendo ainda mais o efetivo da cidade. “Sabemos da importância do trabalho desses profissionais e queremos garantir que tenham melhores condições para exercer suas funções. A transformação da GCM em Polícia Municipal reforça o nosso compromisso com a segurança da cidade e a valorização dos profissionais que atuam na área”, finalizou o prefeito.

Além de Balbino, também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Alex Santos; de Administração, Cíntia Lira; e de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris; o vereador Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; a comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita; e o subcomandante, Rodrigo Kanashiro.

 

Publicado em: 26 de fevereiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo