
Durante a comemoração dos dois anos da Central de Interpretação de Libras (CIL), a Prefeitura de Suzano anunciou a abertura de 250 vagas para um curso gratuito de Libras. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (24), data em que se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, e foi feito pela primeira-dama e presidente do Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais), Déborah Raffoul Ishi, e pelo secretário de Comunicação Pública, Paulo Pavione.
A formação será conduzida pela intérprete Cláudia Oliveira, no Anfiteatro Orlando Digenova, anexo ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Serão 125 vagas por semestre, sendo 50 destinadas à população, 50 a servidores da prefeitura e 25 a funcionários da Câmara Municipal. As inscrições já estão abertas para o público geral no site: sme.suzano.sp.gov.br/sme2/cursos.
As aulas começam na próxima terça-feira (29) para servidores, e no dia seguinte (30) para o público externo. Cada turma contará com nove encontros semanais.
Mais novidades e homenagens
Durante o evento, também foram apresentados os “batismos” em Libras de alguns equipamentos públicos e lançado um curso de colorimetria com acessibilidade, que terá início na segunda-feira (28/04), às 9h, voltado a cabeleireiros certificados. As inscrições podem ser feitas na Rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro.
A cerimônia ainda contou com uma roda de conversa mediada pelo professor e intérprete Ricardo Ferreira, que discutiu os avanços na inclusão da comunidade surda em Suzano.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Said Raful; os secretários Alex Santos (Governo) e Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação); o presidente da Câmara, Artur Takayama; o vereador Jaime Siunte; e a diretora do Saspe, Beatriz Leite.
Referência regional
A Central de Interpretação de Libras tem sido um marco na inclusão social da região do Alto Tietê. Desde a criação de sua sala própria no Saspe, em abril de 2024, já realizou 820 atendimentos com o suporte das intérpretes Larissa Araújo e Letícia Oliveira, que atuam em diversos serviços públicos da cidade. Novas solicitações podem ser feitas por meio do link: bit.ly/cilsuzano.
Entre os atendidos está a professora Daniela Fátima, que emocionada, agradeceu o impacto do projeto em sua vida: “Esse serviço me tornou mais independente da família e me valorizou como pessoa.”
O estoquista Célio Pereira também destacou a importância da CIL para a comunidade: “Nos ajudou na criação de currículos, na busca por empregos e, principalmente, durante consultas médicas.”
O secretário Paulo Pavione destacou o simbolismo do projeto como um reflexo da atual gestão: “Essa é uma iniciativa que representa nossa missão de aproximar a comunidade surda dos serviços públicos.”
O presidente da Câmara, Artur Takayama, elogiou a criação da sala própria no Saspe: “É uma conquista importante. A Câmara está de portas abertas para fortalecer essa parceria.”
Já a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi reforçou o compromisso da prefeitura com a inclusão: “Ter um espaço exclusivo para a comunidade surda é um presente para Suzano. Este novo curso vai preparar ainda mais pessoas para garantir um atendimento de qualidade.”
Encerrando o evento, o vice-prefeito Said Raful afirmou: “A CIL é um divisor de águas para a inclusão em nossa cidade. É um passo importante para uma Suzano mais justa e acessível a todos.”
















