terça, 05 de agosto de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação PMMC

Prefeitura de Mogi quer reforçar atuação da GCM em modelo semelhante à Operação Delegada da PM

A prefeita Mara Bertaiolli encaminhou à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes o Projeto de Lei nº 115/2025, que institui a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) destinada aos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é reforçar o patrulhamento ostensivo e comunitário na cidade, incluindo ações em escolas, praças, parques e demais espaços públicos, com a atuação de servidores fora do horário normal de trabalho.

De acordo com a proposta, a DEAC será facultativa e poderá ser exercida por GCMs que, fora de sua jornada habitual, prestarem serviços adicionais em turnos de 8 horas contínuas, com limite de até 10 diárias por mês. O valor da diária será calculado com base na UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e varia de acordo com o cargo do servidor e o período de atuação (diurno ou noturno). Por exemplo, para cargos mais elevados da GCM que atuarem à noite, o valor da diária será equivalente a 2,20 UFESPs.

A proposta tem natureza indenizatória, ou seja, os valores pagos não serão incorporados aos vencimentos nem estarão sujeitos a descontos previdenciários. O pagamento deverá ser feito até o segundo mês subsequente à prestação do serviço complementar.

Na justificativa enviada ao Legislativo, a prefeita argumenta que a medida é necessária para ampliar a presença da GCM nas ruas, especialmente diante do número reduzido de efetivo – 303 servidores atualmente, frente a um total autorizado de 600, segundo a Lei Complementar nº 188/2023. Também destaca que o município tem uma extensão territorial superior a 712 km², o que dificulta a cobertura integral com o quadro atual.

A iniciativa depende de autorização anual do Executivo, considerando a disponibilidade orçamentária e financeira da Prefeitura. A Secretaria de Finanças informou que a despesa adicional está dentro do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme os dados do 1º quadrimestre de 2025.

O projeto está em análise pelas comissões permanentes da Câmara antes de ser enacaminhado para votação em plenário.

GCM

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.

 

Publicado em: 27 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo