
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis participaram, na manhã desta sexta-feira (5), do evento de lançamento da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal. A medida, que já está em funcionamento, permite que os guardas trabalhem em seus períodos de folga, com remuneração extra, e deve garantir um aumento de 20% a 25% no número de agentes nas ruas nesta primeira fase.
A solenidade foi realizada na rua Thuller, no Jardim Universo, uma das regiões que passarão a contar com o reforço do policiamento da Guarda Civil Municipal. A ação também abrangerá a Região Central, os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, além de outros pontos estratégicos, de acordo com a necessidade operacional. O patrulhamento será feito a pé e com viaturas, ampliando a sensação de presença da corporação e de segurança para a população.
“É fundamental levar segurança para os bairros de Mogi das Cruzes. Com a DEAC, o trabalho da Guarda Civil Municipal será valorizado e fortalecido, com planejamento. Vamos ter nossos guardas civis andando, fazendo o patrulhamento, conversando com os comerciantes, ouvindo as pessoas para oferecer mais segurança aos mogianos”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A DEAC possibilita que os guardas civis municipais trabalhem por 8 horas nos horários de folga, em modelo semelhante à Atividade Delegada existente na Polícia Militar. A lei estabelece limite de 10 diárias por mês para cada agente. O investimento inicial da administração será de cerca de R$ 240 mil. Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com 298 profissionais em patrulhamento, monitoramento e nos grupamentos específicos da corporação.
O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, explicou que a medida terá impacto imediato no policiamento. “Com a implantação da DEAC, vamos intensificar o trabalho de policiamento nos bairros e na região central, realizando o trabalho preventivo de segurança e permitindo uma resposta mais eficiente e rápida para a população em situações de emergência, ampliando a sensação de segurança dos mogianos”, disse.
Também participaram do lançamento o presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, e os vereadores Edson Santos, Felipe Lintz, Johnross Jones Lima, Eduardo Ota e Pedro Komura, além do tenente coronel Evandro Clementino Mendes, chefe do Estado-Maior do CPAM/12, que representou a coronel Beatriz de Assis Basyos Morassi.

Prefeita Mara Bertaiolli participa da cerimônia realizada nesta sexta-feira (Foto: PMMC)
A Guarda Civil Municipal integra o sistema de segurança da cidade e atua em parceria com a Polícia Militar. Além do patrulhamento de rotina, mantém o monitoramento por câmeras do Coi (Centro de Operações Integradas) e conta com grupamentos como Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
Desde o início do ano, a Prefeitura vem ampliando os investimentos na corporação. Em março, 64 novos guardas passaram a reforçar o patrulhamento, com investimento de R$ 1,7 milhão em uniformes e coletes balísticos. Em abril, foi reativada a base da GCM na praça Oswaldo Cruz, que passou a funcionar 24 horas, garantindo atendimento mais ágil. Em agosto, foi lançado o aplicativo SOS Mulher Mogiana, que permite a mulheres com medidas protetivas acionarem socorro imediato em casos de risco, beneficiando mais de 280 vítimas de violência.
A população pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia.















