
Por Sabrina Pacca
Desde março, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Semae trabalham para retomar as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza, paralisadas em abril de 2023, na gestão Caio Cunha.
A obra, iniciada em 2021, previa estar concluída no ano passado e garantiria aumento na capacidade de tratamento de esgoto de 230 para 460 litros por segundo, beneficiando cerca de 130 mil pessoas. A interrupção causa prejuízos ambientais e financeiros ao município.
O consórcio responsável (Azevedo & Travassos Infraestrutura e Infracon Engenharia) alegou necessidade de reajuste contratual, que, apesar de aprovado pelas áreas técnicas e jurídicas da prefeitura anterior, não foi cumprido.
Isso levou à paralisação e judicialização da obra. Com a nova gestão da prefeita Mara Bertaiolli, a Prefeitura iniciou tratativas com o consórcio, conseguindo a suspensão do processo por 180 dias para buscar soluções técnicas e financeiras.
A obra já tem 58% executados, com cerca de R$ 20 milhões investidos, sobretudo na engenharia civil. Resta agora a aquisição e instalação de equipamentos importados e sob medida, o que deve elevar os custos além dos R$ 15 milhões previstos inicialmente.
A ampliação da ETE é vista como prioritária, especialmente diante das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, com prazo até 2033.














