
Na tarde desta sexta-feira (11/04), a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis assinaram um termo de cooperação com o Instituto Ética Saúde (IES), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2015 com o propósito de promover a ética e a transparência no setor da saúde, assegurando sua sustentabilidade e a segurança dos pacientes.
Mogi das Cruzes se tornou o primeiro município do Brasil a firmar oficialmente uma parceria com o IES. A partir deste acordo, a Prefeitura desenvolverá um plano de trabalho voltado à criação de práticas mais transparentes e éticas tanto nos atendimentos ao público quanto nos processos internos. O plano incluirá metas, ações e um cronograma detalhado de execução.
“Nosso foco é aprimorar continuamente os processos internos e ampliar a transparência em relação aos indicadores de saúde, repasses públicos e prestações de contas”, destacou a prefeita, celebrando a parceria no centésimo dia de sua gestão. O vice-prefeito também comentou a iniciativa: “Estamos falando de uma entidade independente, com uma proposta pioneira de autorregulação e controle social, baseada na ética e na transparência”, disse, mencionando ainda a nova legislação municipal voltada à prestação de contas.
Reconhecido internacionalmente, o Instituto Ética Saúde trabalha para atender às expectativas de todos os envolvidos na cadeia de valor da saúde — que rejeitam práticas antiéticas e oportunistas —, promovendo um ambiente de concorrência mais justo e transparente. “Nosso papel é atuar como catalisador e regulador de iniciativas voltadas à integridade e à transparência, transformando a área da saúde em benefício de gestores, empreendedores e pacientes”, explicou Filipe Venturini Signorelli, diretor executivo do IES.
O Instituto atua em parceria com diversas entidades, como seus associados, o Conselho Consultivo, órgãos governamentais e a sociedade civil. Entre os acordos firmados estão o de cooperação técnica com a Corregedoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (2022), com a ANS (2023), além de parcerias com o Observatório Social do Brasil, Abramed, CGU, Instituto Não Aceito Corrupção, TCU, CADE, Anvisa, entre outros.