terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Anúncio foi feito em evento com participação da prefeira Mara, que celebrou a formação de 75 agentes de saúde (Foto: PMMC)

Prefeitura de Mogi amplia informatização na Saúde com entrega de tablets e formação de agentes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, anunciou nesta sexta-feira (5/12) a entrega de 70 tablets às equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs). A medida integra o processo de modernização tecnológica da Atenção Primária à Saúde (APS) e foi apresentada durante a formatura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que concluíram o curso de capacitação profissional do Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.

Participaram da cerimônia a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o secretário adjunto Luiz Bot, a coordenadora administrativa do CEJAM, Juliana Alves Romagnolo, o diretor da Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, além dos vereadores Milton Lins (Bigêmeos) e Inês Paz.

O evento marcou a formação de 69 ACSs e 6 ACEs, que passam a reforçar as equipes já em atuação no município, atualmente compostas por 137 agentes comunitários de saúde e 35 agentes de combate às endemias. A capacitação tem como objetivo ampliar a qualificação permanente das equipes, fortalecer a Atenção Básica e atualizar as práticas de cuidado e vigilância em saúde.

Com a entrega dos tablets, todos os 150 ACSs de Mogi das Cruzes passam a utilizar dispositivos eletrônicos nas visitas domiciliares. A partir de segunda-feira (8/12), todas as USFs atuarão com os novos equipamentos integrados ao sistema municipal.

A prefeita Mara Bertaiolli afirmou que a modernização das ferramentas de trabalho está diretamente ligada ao aprimoramento dos serviços prestados. “Mogi das Cruzes está avançando de forma consistente na modernização da saúde pública. Investir nos nossos agentes significa investir diretamente nas famílias e em uma cidade que cuida das pessoas com responsabilidade e inovação”, declarou.

O vice-prefeito Téo Cusatis destacou a importância dos agentes na estrutura da Atenção Primária. “Esses profissionais são a porta de entrada do SUS no território. Quando qualificamos o trabalho deles e garantimos ferramentas modernas, ampliamos a capacidade de resposta do município e melhoramos a vida das pessoas”, disse.

Mais Saúde com Agente

O Programa Mais Saúde com Agente prepara os profissionais para novas atribuições definidas pela legislação federal, incluindo identificação de vulnerabilidades, orientação às famílias, monitoramento de condições de saúde e vigilância de fatores de risco. A formação também habilita os ACSs para aferição de pressão arterial e glicemia.

A secretária Rebeca Barufi avaliou que a junção entre capacitação e tecnologia representa ganhos relevantes no atendimento. “Estamos fortalecendo a Atenção Primária com equipes mais preparadas, ferramentas atualizadas e informação integrada. Esse é o caminho para garantir um cuidado mais humano, resolutivo e conectado às necessidades reais da população”, afirmou.

Modernização tecnológica

O investimento em tecnologia digitaliza processos antes feitos em papel e permite registro eletrônico em campo, com sincronização automática das informações coletadas. Os tablets utilizam o aplicativo MV ACS, integrado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) da rede municipal.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação, Eduardo Ikeda, a atualização deve melhorar o fluxo de trabalho das equipes. “Permite o registro eletrônico direto, eliminando formulários em papel, acesso ao histórico dos pacientes em tempo real, redução de retrabalho e eliminação da digitação posterior na unidade, maior precisão e segurança das informações e sincronização automática dos dados coletados com o sistema municipal”, afirmou.

O novo sistema também fornece aos gestores dados atualizados do território, relatórios automáticos de produtividade, integração com outros módulos do prontuário municipal e segurança com dados criptografados. Para a população, a mudança representa atendimentos mais rápidos, precisos e contínuos, com resposta imediata às demandas observadas nas visitas domiciliares.

Publicado em: 5 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo